Questões na prática

Ortopedia

Fabiana, 14 anos, veio acompanhada com a mãe à consulta com seu médico de família. Fabiana queixa-se de “espinhas” e muito preocupada, pois ainda “não ficou menstruada e todas as amigas já ficaram”. Ao examinar Fabiana, o médico avaliou de acordo com a classificação de Tanner, que Fabiana se encontrava nos estádios M3, P3. Peso: 46Kg e Estatura: 1,55 m. Ao examinar Fabiana em posição ortostática, tronco ereto e face posterior do tronco para o examinador, percebeu discreta assimetria dos ombros e escápula direita proeminente. Ao solicitar que Fabiana realiza-se uma inclinação toracoabdominal no sentido anterior, verificou discreta assimetria na parede torácica. Fabiana não referiu dor lombar ou em qualquer ponto da coluna vertebral. O MFC solicitou RX da coluna (ântero-posterior e perfil) tendo como resultado: ângulo de Cobb igual a 10°. Qual a principal hipótese diagnóstica e conduta mais adequada?

A
Escoliose. Colete de Milwaukee.
B
Escoliose. Avaliação ortopédica.
C
Escoliose. Acompanhamento clínico regular.
D
Lordose. Tratamento cirúrgico.
Em relação às hérnias inguinais, é correto afirmar:
Menino de seis anos, branco, sem outras comorbidades, apresenta queixa de dor em virilha e face medial de joelho esquerdo há uma semana. Não se recorda de trauma que justifique a dor. Ao exame não se observa edema nem outros sinais flogísticos, apenas restrição da rotação interna e abdução do quadril esquerdo e marcha claudicante. Na radiografia de quadril observa-se aumento da densidade óssea na cabeça do fêmur. A principal hipótese diagnóstica é:
Paciente com 30 anos, empregado como vigilante em supermercado há 3 meses, apresentou quadro de dor lombar há 15 dias, sem sintomas abaixo do joelho, com exame neurológico normal e sem restrição do quadril na rotação interna. Foi diagnosticado na unidade de saúde como primeiro episódio de lombalgia inespecífica aguda, não havendo afastamento do trabalho, apresentando melhora gradativa do quadro álgico. Qual o melhor manejo indicado?
O emprego da finasterida na prevenção do câncer da próstata:
Compartilhar