Questões na prática

Ortopedia

Fabiana, 14 anos, veio acompanhada com a mãe à consulta com seu médico de família. Fabiana queixa-se de “espinhas” e muito preocupada, pois ainda “não ficou menstruada e todas as amigas já ficaram”. Ao examinar Fabiana, o médico avaliou de acordo com a classificação de Tanner, que Fabiana se encontrava nos estádios M3, P3. Peso: 46Kg e Estatura: 1,55 m. Ao examinar Fabiana em posição ortostática, tronco ereto e face posterior do tronco para o examinador, percebeu discreta assimetria dos ombros e escápula direita proeminente. Ao solicitar que Fabiana realiza-se uma inclinação toracoabdominal no sentido anterior, verificou discreta assimetria na parede torácica. Fabiana não referiu dor lombar ou em qualquer ponto da coluna vertebral. O MFC solicitou RX da coluna (ântero-posterior e perfil) tendo como resultado: ângulo de Cobb igual a 10°. Qual a principal hipótese diagnóstica e conduta mais adequada?

A
Escoliose. Colete de Milwaukee.
B
Escoliose. Avaliação ortopédica.
C
Escoliose. Acompanhamento clínico regular.
D
Lordose. Tratamento cirúrgico.
Com relação às doenças respiratórias e infecciosas, julgue o item a seguir. A perda auditiva induzida por ruído, causada por agentes como ruído industrial e produtos químicos, geralmente é bilateral, possui natureza neurossensorial e, uma vez instalada, é incurável.
No que concerne à atenção à saúde da criança, julgue o próximo item. Caso a criança tenha dor de ouvido, a suspeita de otite média aguda deve ser considerada. Além disso, a presença de abaulamento e hiperemia da membrana timpânica são os dois sinais mais importantes no diagnóstico diferencial quando a cultura de secreção é negativa.
A sintomatologia do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode apresentar três subtipos: predominantemente desatento (seis sintomas ou mais de desatenção e < 6 sintomas de hiperatividade/compulsividade), predominantemente hiperativo/impulsivo (seis sintomas ou mais de hiperatividade/compulsividade e < 6 sintomas de desatenção) ou combinado (seis ou mais sintomas em ambas as dimensões). É critério de HIPERATIVIDADE/COMPULSIVIDADE:
Homem, 27 anos, politraumatizado, apresenta-se com estômago cheio e será submetido à laparotomia exploradora de urgência. EM RELAÇÃO À INTUBAÇÃO TRAQUEAL, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Compartilhar