Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Pedro, 9 meses, nascido de parto cesariana, pesando 2.600 gramas, estatura: 50 cm, compareceu à consulta com seu médico de família. Ao avaliar os dados antropométricos de Pedro, o MFC constatou que a criança estava pesando 5 Kg e medindo 70 cm. Continua em aleitamento materno exclusivo e em livre demanda. As vacinas estão em dia e não ocorreram intercorrências. Quanto ao estado nutricional, qual a classificação de Pedro?

A
Peso normal.
B
Desnutrição/peso muito baixo.
C
Desnutrição/peso baixo.
D
Sobrepeso.
Paciente de 55 anos menopausada há 5 anos, com fogachos intensos. Como estão os hormônios desta paciente?
Paciente de 12 anos, com escoliose idiopática do adolescente, com radiografias mostrando curva torácica à D, com ângulo de Cobb de 30 graus. Apresenta grande potencial de crescimento, com sinal de Risser grau 1. O tratamento mais indicado é:
Lactente de 9 meses dá entrada no pronto-socorro com história de febre, diarreia e vômitos há 24 horas. Refere fezes líquidas, sem muco ou sangue, cerca de 20 episódios desde o início do quadro. Ao exame: Peso = 8kg, FC = 140 bpm, FR = 56ipm, Temperatura = 36,5º. Regular estado geral, irritado, intranquilo, chorando durante todo o exame. Perfusão periférica = 4 segundos. Olhos fundos, choro sem lágrimas, boca seca. Qual sua conduta diante desse paciente?
O tratamento cirúrgico preferencial para as estenoses biliares benignas, decorrentes de fibrose pós-cirúrgica, que ocorrem ao nível da confluência dos ductos biliares, é:
Compartilhar