Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Pelas leis brasileiras, o aborto induzido é considerado crime exceto quando:

A
coloca em risco a vida da mulher ou a gravidez é resultante de estupro.
B
a mulher já possui mais de cinco filhos.
C
trata-se comprovadamente de feto anencéfalo.
D
a mulher é possuidora de câncer avançado .
E
apenas quando resulta de estupro.
Um menino de 10 anos está no oitavo dia de pós-operatório de apendicectomia e é levado por seu pai, um trabalhador rural, ao Pronto Atendimento (PA) do H.E.L.G.J.. O menino teve alta no terceiro pós-operatório, em boas condições, tendo a cirurgia e o pós-operatório até a alta hospitalar transcorrido de forma satisfatória. Ao deixar o hospital, foi orientado a tomar antibiótico por mais sete dias, mas não tomou. O pai conta que há três dias seu filho se queixa de dor na incisão cirúrgica e que há dois dias a dor piorou, ficando a cicatriz mais elevada e vermelha. A criança está febril (38°C) e a incisão está bastante abaluada, quente, muito dolorosa e hiperemiada. Trata-se de uma incisão de McBurney e ainda está com os pontos. Como médico do PA, você deve:
Um lactente com passado de infecções pulmonares recorrentes, com crescimento deficiente, é levado a UPA por tosse e dificuldade na alimentação. A mãe informa que o menino tem “um defeito de nascença no coração”. Ao exame, encontra-se sudoréico, taquipneico, taquicárdico e apresenta sopro holossistólico na reborda esternal esquerda baixa. A cardiopatia congênita é :
O conhecimento dos fatores de risco de uma determinada população permite ações que reduzam a morbidade e a mortalidade do grupo de risco. Alguns recém-nascidos pertencem ao grupo de risco. São considerados prematuros de muito baixo peso, recém-nascidos com alta morbidade e mortalidade neonatal. Possuem um profundo impacto na mortalidade infantil. Neste grupo, como se caracterizariam os recém-nascidos de extremo baixo peso e pequenos para a idade gestacional?
Um paciente com hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia, qual a droga mais indicada para o tratamento da hipertensão?
Compartilhar