Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Pelos dados disponíveis em estudos controlados, pode-se dizer que a reposição hormonal combinada no climatério aumenta o risco relativo de câncer:

A
de mama.
B
colorretal.
C
de vesícula.
D
de bexiga.
E
de pulmão.
Escolar de 8 anos, sexo masculino, procurou serviço de saúde com história de febre alta há 08 dias. Foi atendido no primeiro dia de doença e, ao exame físico, foi observado linfoadenopatia generalizada e hipertrofia de amígdalas com exsudato. Foi feito hipótese diagnóstica de amigdalite e prescrito amoxacilina (50 mg/kg/dia, via oral de 8 em 8 horas). Após sete dias do uso do antibiótico, o paciente desenvolveu exantema maculopapular eritematoso. Foi atendido no oitavo dia da doença, mantendo febre e dor no quadrante superior esquerdo do abdome com irradiação para ombro. O exantema persistiu, e após 6 horas de observação, o paciente foi a óbito em choque hipovolêmico. Qual a principal hipótese diagnóstica e a provável causa do óbito?
Mulher 29 anos, apresenta ferimento em úlcera no nariz que se iniciou pequena, arredondada, profunda e com borda avermelhada, crescendo progressivamente. Não teve redução com o uso de medicamentos cicatrizantes comuns. Refere ter visitado Santarém e arredores há cerca de três meses. Após suspeita houve identificação do parasito em esfregaço da raspadura da lesão e teste de Montenegro positivo. O exame a ser realizado e o tratamento de primeira escolha é:
Com relação ao seguimento e prevenção de complicações após iniciar o tratamento deverá ser acompanhado com realização periódica de quais exames:
Um homem, 50 anos, segundo seus familiares, está apresentando mudanças comportamentais que nunca foram definidas com clareza. Formou-se em Direito e sempre realizou suas atividades, apesar de ser considerado excêntrico por alguns. Atualmente, relata se sentir vigiado e 'entender' um significado especial em escritos luminosos, placas de carros e barulhos de buzinas de carros. Aos poucos, isolou-se de seu ambiente social, perdendo a capacidade de trabalho. Em momento algum evidenciou-se alterações orgânicas. Esse quadro corresponde ao diagnóstico de:
Compartilhar