Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Peri, 35 anos, é atendido pelo GSE em via pública, após acidente automobilístico. Está alcoolizado, apresenta trauma torácico, com desconforto respiratório e hipotensão (PA 90/60 mmHg), que responde a infusão de cristaloides; FC 100 bpm, FR 28 irpm. Submetido a cateterismo vesical que dá saída a 50 ml de urina sanguinolenta, à ultrassonografia abdominal que revela moderada quantidade de líquido livre na cavidade peritoneal; à radiografia de tórax com hipotransparência difusa em hemitórax esquerdo. O procedimento a ser realizado no tórax é:

A
Toracocentese e drenagem aberta.
B
Drenagem em selo d’água na linha axilar média à altura do mamilo esquerdo.
C
Drenagem em selo d’água na linha hemiclavicular no 2° espaço intercostal esquerdo.
D
Toracotomia no 9° espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular.
Com relação à puberdade precoce, todas as possibilidades abaixo poderão ser consideradas, exceto:
Diversos trabalhos psicossociológicos têm mostrado que estados fisiológicos, como a dor e a fome, não são dados totalmente objetivos, mas são interpretados em função dos contextos sociais nos quais se produzem. De acordo com o texto acima é correto afirmar que: I - muitas vezes os pacientes não fazem uma interpretação correta da dor que estão sentindo; II - a cultura fornece aos indivíduos os limites para as interpretações relativas aos fenômenos corporais; III - estados fisiológicos, como a dor e a fome, são produzidos com frequência em contextos sociais mais pobres; IV - indivíduos de diferentes grupos sociais podem reagir à dor e à fome de formas distintas; V - a interpretação dos estados fisiológicos vai variar de acordo com o significado socialmente atribuído a esses fenômenos.
Hipertensão arterial sistêmica é a principal causa de morte no mundo. Acerca dessa afecção, assinale a alternativa incorreta.
Lactente com três anos de idade, do sexo masculino, branco, natural e procedente de Taguatinga-DF, apresenta história de febre baixa há trinta dias, na frequência de duas vezes ao dia. Há dois dias associou-se edema periorbitário superior direito e sem sinais flogísticos. Familiares negam sintomas gripais prévios. Procurou atendimento médico sendo diagnosticada sinusite e iniciada antibioticoterapia oral. Um dia após o início da medicação, notou-se piora do edema, com progressão para anasarca. A criança foi internada, tendo-se verificado que a PA estava no nível de 90 X 40 mmHg. Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar