Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Peri, 35 anos, é atendido pelo GSE em via pública, após acidente automobilístico. Está alcoolizado, apresenta trauma torácico, com desconforto respiratório e hipotensão (PA 90/60mmHg), que responde a infusão de cristaloides; FC 100 bpm, FR 28 irpm. Submetido a cateterismo vesical que dá saída a 50 ml de urina sanguinolenta, a ultrassonografia abdominal que revela moderada quantidade de líquido livre na cavidade peritoneal; radiografia de tórax com hipotransparência difusa em hemitórax esquerdo. Após dez dias de internação na UTI, como se mantinha dependente de ventilação mecânica, foi realizada traqueostomia. Doze horas após o procedimento,o alarme do respirador indica “baixa pressão”. O paciente está cianótico e há deslocamento da cânula de traqueostomia. Neste momento deve-se:

A
avançar a cânula e reinsuflar o balonete
B
retirar a cânula e introduzir outra de menor calibre pelo traqueóstomo
C
retirar cânula e proceder a intubação orotraqueal
D
ventilar manualmente enquanto se aguarda a revisão cirúrgica do orifício
Considerando a avaliação pré-operatória de pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos, associe a classificação de status físico segundo a Sociedade Americana de Anestesiologia- ASA (coluna da esquerda) às situações clínicas(coluna de direita). 1- ASA I 2- ASA II 3- ASA III 4- ASA IV 5- ASA V ( ) Homem de 40 anos é portador de hipertensão arterial sistêmica compensada com o uso de tiazídico. ( ) Homem de 60 anos, com história de infarto do miocárdio há 2 dias e arritmia cardíaca, tem indicação cirúrgica para tratamento de oclusão arterial embólica em membro inferior. ( ) Mulher de 55 anos é portadora de diabetes melito tipo I (glicemia de jejum de 250 mg/dl) e de hipertensão arterial (160/110 mmHg). A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Em relação ao tratamento farmacológico dos transtornos de ansiedade, assinale a assertiva correta:
São tumores periampulares, exceto:
A restrição de crescimento intrauterino (CIUR) pode estar associada a diversos resultados adversos gestacionais e perinatais. Sobre o CIUR é correto afirmar:
Compartilhar