Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Podem ser causas secundárias de hiperglicemia devido à insensibilidade tecidual à insulina - todas as abaixo, EXCETO:

A
acromegalia.
B
síndrome de Cushing.
C
uso de niacina.
D
acantose nigricans.
E
pancreatite aguda.
Considerando o lúpus eritematoso sistêmico, assinale a alternativa incorreta:
Mulher de 25 anos refere tosse seca, dispneia progressiva e sudorese noturna há 2 meses. Ao exame clínico, palpa-se um gânglio cervical anterior esquerdo de +/- 3 cm. RX de tórax mostra alargamento mediastinal superior e tomografia de tórax revela se tratar de linfonodomegalias. A biópsia do gânglio cervical descreve a presença de células de Reed-Sternberg. O estadiamento clínico exclui outros sítios de acometimento da doença. O diagnóstico, o provável subtipo histológico e o estadiamento pela classificação de Ann Arbor são:
Você foi chamado para avaliar um paciente de 62 anos de idade, do sexo masculino, que apresentava tremor intermitente na mão esquerda e vago desconforto no braço esquerdo. Ao exame físico, você observou tremor mínimo de repouso na mão esquerda que desaparecia com o uso do membro. Leve rigidez no punho e no cotovelo esquerdos e diminuição do movimento conjugado dos membros superiores durante exame da marcha. Assinale a alternativa que contenha a HIPÓTESE DIAGNÓSTICA MAIS PROVÁVEL:
Um paciente de 54 anos de idade se apresenta para a consulta relatando dor torácica relacionada aos esforços, com piora progressiva dos sintomas. Refere ser diabético, hipertenso, portador de hiperlipidemia e fumante de 20 cigarros/dia, assinale a alternativa CORRETA quanto à abordagem diagnóstica MAIS APROPRIADA para esse paciente: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
Compartilhar