Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Dermatologia

Podemos afirmar que é correto:

A
Administrar penicilina cristalina endovenosa como primeira opção na difteria, doença meningocócica endocardite bacteriana por estreptococo viridans.
B
Considerar diagnóstico de tuberculose pulmonar ativa quando há imagem pulmonar duvidosa, mas com 1 teste cutâneo tuberculínico positivo e 1 baciloscopia direta positiva e outra negativa.
C
Considerar benigna a evolução de um caso de dengue com plaquetopenia, e elevação do hematócrito, hipoalbuminemia e aumento do ácido lático.
D
Tratar a neurite pós-herpética com aciclovir.
E
Realizar investigação diagnóstica de malária com coleta de hemocultura.
Mulher de 35 anos chega para consulta médica na Unidade Básica de Saúde, referindo que irá realizar extração dentária na próxima semana, e seu dentista solicitou que a mesma recebesse orientação acerca da profilaxia para endocardite bacteriana. A paciente é portadora de comunicação interatrial tipo ostium secundum não corrigida. A conduta adequada é:
Em relação aos pacientes com problemas com uso de álcool, podemos afirmar que a alternativa correta é:
Em relação ao fenômeno de Raynaud, é possível afirmar: I- É uma sensibilidade idiopática ao frio. II- Pode estar associado à esclerose sistêmica, síndrome costoclavicular e macroglobulinemia. III- Pode ocorrer nos operadores de martelete pneumático. Marque a alternativa correta.
Considere as seguintes afirmações em relação à silicose. I - O diagnóstico de silicose é feito, fundamentalmente, com base nos estudos de função pulmonar. II - As atividades de risco para silicose, no Brasil, são provenientes da mineração subterrânea e de superfície, da indústria das cerâmicas e das fundições que utilizam areia no processo. III - A associação da silicose com tuberculose é uma complicação que normalmente implica rápida progressão da fibrose pulmonar. Marque a alternativa correta.
Compartilhar