Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Podemos afirmar sobre os pacientes queimados que:

A
Escarro carbonado e rouquidão não são indicadores clínicos de lesão por inalação
B
Queimaduras circunferências do pescoço podem produzir edema dos tecidos ao redor das vias aéreas e está indicada a intubação precoce
C
A presença de estridor não é indicação imediata de intubação endotraqueal
D
Qualquer doente com queimadura que acometem 10% da superfície corpórea necessita de reposição de volume
E
A “regra dos nove” é uma regra prática e útil para determinar a extensão das queimaduras e as superfícies corpóreas são divididas igualmente tanto no adulto como na criança
Pouco depois de um parto normal, um bebê a termo e em bom estado apresenta bradicardia sem outras anormalidades físicas. A condição materna mais comumente associada com o diagnóstico provável da criança é:
Crianças que apresentam ataques severos de enxaqueca, ou estado enxaquecoso ( cefaleia persistente por mais de três dias), e que não respondem ao tratamento agudo convencional da enxaqueca, podem beneficiar-se da utilização de:
Doenças que envolvem a pelura direta ou indiretamente em acumulo de liquido pleural. Uma vez diagnosticado o derrame pleural (DP), deve-se tentar definir a sua etiologia. A aparência do DP pode ser útil para guiar possíveis diagnósticos. Segundo os critérios de Light, um dos critérios abaixo já indica um exsudato, exceto:
Correlacione a ordem correta para o procedimento de intubação de seqüência rápida conforme a técnica preconizada pelo ATLS (Advanced Trauma Life Suport®). A: Insuflar o balonete. B: Oxigenar o doente com oxigênio a 100 %. C: Administrar 1 a 2 mg/Kg de succinilcolina por via endovenosa. D: Interromper a compressão da cricóide. E: Intubação por via oro traqueal. F: Administrar um sedativo, etomidato, 0, 3 mg/Kg ou 30 mg. G: Ascultar o tórax do doente. H: Comprimir a cartilagem cricóide. Referência: SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO TRAUMA (Advanced Trauma Life Suport®) 7ª Edição.
Compartilhar