Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Podemos afirmar sobre os pacientes queimados que:

A
Escarro carbonado e rouquidão não são indicadores clínicos de lesão por inalação
B
Queimaduras circunferências do pescoço podem produzir edema dos tecidos ao redor das vias aéreas e está indicada a intubação precoce
C
A presença de estridor não é indicação imediata de intubação endotraqueal
D
Qualquer doente com queimadura que acometem 10% da superfície corpórea necessita de reposição de volume
E
A “regra dos nove” é uma regra prática e útil para determinar a extensão das queimaduras e as superfícies corpóreas são divididas igualmente tanto no adulto como na criança
Escolar de 8 anos foi encaminhado ao pediatra por solicitação da professora por ser agitado, desatento, não está alfabetizado e troca letras e sílabas. Os pais referem que a criança em casa é tranquila e gosta de trabalhos manuais. Brinca com outros amigos. História prévia de otites médias de repetição. O provável diagnóstico é:
Recém-nascido a termo com seis horas de vida, com provável encefalopatia hipóxico-isquêmica, decorrente de asfixia neonatal, apresenta episódios subintrantes de crises convulsivas clônicas multifocais. Para o tratamento inicial dessa condição, deve-se iniciar a seguinte droga:
A cardiopatia congênita mais frequentemente associada à Síndrome de Down:
Juliana, 36 anos, estudante de direito da UFMS, com diagnóstico prévio de colelitíase ao ultrassom abdominal. Dá entrada ao P.S. com dor epigástrica de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. O plantonista solicitou amilase sérica que se mostrou 656 mg/dl (valor de referência: 20-104 mg/dl). Dos seguintes Critérios de Hanson, o único que não demonstra pior prognóstico à admissão é:
Compartilhar