Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pólipo colorretal não-familial em crianças:

A
é a causa mais comum de invaginação colônica.
B
é não-neoplásico.
C
é a causa mais comum de sangramento intestinal.
D
localiza-se no ceco com maior frequência.
E
é geralmente múltiplo.
Mulher, 24 anos de idade, estava na moto e foi atropelada por um ônibus. Foi trazida à emergência inconsciente, intubada (sonda nasotraqueal) e em ventilação assistida. FC de 140 bpm e PA de 80/40 mmHg. Após administração de 2.000 ml de solução cristaloide, não houve melhora significativa dos parâmetros hemodinâmicos. As próximas medidas para investigação e tratamento da hipotensão são:
Escolar, 7 anos de idade, há 4 dias foi atendida com quadro sugestivo de dengue. Estava febril há 24h, porém apresentou piora do quadro clínico e retorno da febre. Foi atendida no Pronto-Socorro com dor abdominal, vômitos e gengivorragia. Ao exame apresentava extremidades frias e cianóticas e PA = 50 x 30 mmHg. Foi diagnosticada síndrome de choque da dengue, sendo referida para terapia intensiva. Os dados clínicolaboratoriais que sugerem este diagnóstico são:
O resfriado comum é uma doença viral em que os sintomas de rinorreia e obstrução nasal são proeminentes. Na orientação terapêutica desta situação são considerados tratamentos INEFICAZES, EXCETO:
No que se refere à importância do aleitamento materno para a saúde do recém-nascido, identifique a alternativa correta.
Compartilhar