Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Por definição, qual a diferença fundamental entre angina instável e infarto sem elevação do segmento ST?

A
A dor precordial é mais intensa na angina instável.
B
No infarto sem elevação do segmento ST existem marcadores de necrose detectáveis.
C
Não existe alteração eletrocardiográfica no infarto sem elevação do segmento ST.
D
Na angina instável, os marcadores de necrose encontram-se apenas levemente acima dos valores normais.
E
Não existe diferença entre angina instável e infarto sem elevação do segmento ST.
Lactente masculino, branco, 1 ano e 9 meses, apresenta quadro típico de pneumonia estafilocócica com derrame pleural leve. Mãe informa que a criança já teve 5 pneumonias, desde os 4 meses de vida, todos tratados ambulatorialmente em boa resposta aos antibióticos prescritos. Refere impetigo por três vezes e gengivo- estomatite em 2 ocasiões. Nega contágio com tuberculose e o cartão de vacinas encontra- se atualizado. Está eutrófico, febril, hipocorado, hidratado, acianótico, com batimentos de asa de nariz e tiragem subcostal, taquicádico e taquipnéico; abdome flácido, fígado e baço levemente aumentados; pele clara, cabelos loiros prateados, albinismo ocular parcial e ataxia. Os níveis séricos de IgA, IgG e IgM são normais; hematoscopia - grandes inclusões em todas células sanguíneas nucleadas. A hipótese diagnótica é:
Atualmente as equipes cirúrgicas vêm adotando a conduta conservadora no trauma esplênico. Sobre esse tipo de traumatismo, assinale a alternativa correta:
Uma paciente do sexo feminino, 52 anos, dor em hipocôndrio direito recorrente, realizou ultrassonografia de abdome que evidenciou lesão polipoide na vesícula, séssil, com 9 mm de diâmetro, com colelitíase associada. A melhor conduta é:
Um lactente com 10 dias de vida, do sexo masculino, é encaminhado ao ambulatório de dermatologia pediátrica por apresentar na pele lesões tipo escamas gordurosas de cor amarelada sobre base eritematosa. Localizadas em couro cabeludo, face, supercílios, orelhas, dobras de pescoço e axilar. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico.
Compartilhar