Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Por definição, qual a diferença fundamental entre angina instável e infarto sem elevação do segmento ST?

A
A dor precordial é mais intensa na angina instável.
B
No infarto sem elevação do segmento ST existem marcadores de necrose detectáveis.
C
Não existe alteração eletrocardiográfica no infarto sem elevação do segmento ST.
D
Na angina instável, os marcadores de necrose encontram-se apenas levemente acima dos valores normais.
E
Não existe diferença entre angina instável e infarto sem elevação do segmento ST.
A intoxicação pelo metanol é causa de acidose metabólica grave e os seus metabólitos causam:
Para um paciente com dor torácica, descrita como dilacerante, localizada na região anterior do tórax, irradiada para a região interescapulovertebral, formula-se a hipótese de dissecção aórtica. O RX de tórax mostra alargamento do mediastino superior e borramento do botão aórtico. Considere as seguintes condutas quanto a sua adequação. I - Iniciar nitroprussiato de sódio mantendo infusão contínua com vistas a manter a pressão sistólica 100-120 mmHg. Simultaneamente, administrar betabloqueador (propranolol) para manter a FC em torno de 60 bpm. II - Realizar aortografia que é o exame padrão para o diagnóstico. III - Realizar tomografia computadorizada ou ecocardiografia que podem auxiliar o diagnóstico. Assinale a alternativa correta:
Paciente de 34 anos, sexo feminino, apresenta há 7 dias, dor em faixa em abdome superior de forte intensidade, acompanhada de vários episódios de vômito nesse período. Ao exame, o abdome é flácido, doloroso à palpação, principalmente em epigástrio, sem visceromegalias palpáveis. A dosagem de amilase e lipase estão normais. Podemos afirmar que:
No choque séptico, as manifestações clínicas são o resultado de uma resposta excessiva do hospedeiro a agentes infecciosos, caracterizada pela produção de mediadores humorais pró-inflamatórios que incluem citocinas, sistema de complemento, coagulação e fibrinolítico. No perfil hemodinâmico do choque séptico, podemos encontrar:
Compartilhar