Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Por qual motivo a mamografia é o principal exame no rastreamento de câncer de mama?

A
identificar cistos mamários
B
estadiamento do carcinoma de mama
C
identificar pacientes de risco
D
identificar nódulos palpáveis
E
identificar lesões subclínicas
Sobre a fisiologia da contração vesical, considere as afirmativas a seguir. I. O sistema nervoso simpático depende, principalmente, da estimulação de 5 alfa redutase que atua em receptores na base da bexiga, próstata e uretra.; II. O sistema nervoso parassimpático atua, principalmente, através da liberação da acetilcolina que estimula receptores muscarínicos no detrusor.; III. Os esfíncteres liso e estriado são inervados por fibras simpáticas e parassimpáticas.; IV. Durante a fase de enchimento da bexiga, há ativação dos nervos aferentes vesicais e inibição reflexa da bexiga via nervo-hipogástrico. Assinale a alternativa correta.
Um homem de 72 anos notou discreto abaulamento na região inguinal esquerda, há três meses. Não tem história de dor no local nem outras queixas ou sintomas. Seu hábito intestinal é normal e não tem antecedentes cirúrgicos. Também não tem sintomas que sugiram prostatismo. É hipertenso controlado e não tem outras morbidades. Vive sozinho e trabalha 3 vezes por semana como voluntário em um hospital universitário. Um cirurgião o examina e faz o diagnóstico de hérnia inguinal e recomenda apenas observação. Essa conduta é
Na coordenação do cuidado de situações oftalmológicas na APS, assinale a alternativa correta que o MFC deve referenciar a pessoa ao oftalmologista, após o primeiro atendimento e medidas iniciais.
Durante o exame de triagem ocular de um RN (reflexo do olho vermelho), o médico percebeu a presença de um reflexo branco-amarelado ou leucocoria. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a patologia que esse achado não pode representar.
Compartilhar