Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Por ter audiência marcada com desembargador e seu parto estar previsto apenas para o final da semana vindoura, uma advogada relutava em buscar atendimento, embora apresentasse cólicas há 24 horas. Todavia, houve rotura da bolsa das águas e o marido levou-a à maternidade. Pela cardiotocografia, havia sofrimento fetal agudo, com desacelerações da frequência cardíaca de padrão dip tipo I, fenômeno ligado a estímulos vagais decorrentes de:

O Tumor de Wilms é uma neoplasia renal embrionária consistindo em blastema metanefrético na maioria dos casos. Sobre este assunto, marque a opção INCORRETA.
Menino, 3a, queixa-se de dor em joelho direito há 5 dias, que piora com esforço físico. Nega sinais inflamatórios. Tem história de quadro infeccioso de vias aéreas superiores há 10 dias. Exame físico: marcha claudicante, limitação da abdução e rotação interna do quadril direito, sem outras alterações. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA E A CONDUTA SÃO:
Paciente portador de infecção por HIV, com 380 linfócitos T CD4, apresentou na madrugada de hoje quadro de febre, diarreia aquosa, com cerca de 8 evacuações e cólicas abdominais. Considerando o agente etiológico mais provável, qual a droga de escolha para o tratamento desse quadro?
Homem, 65 anos de idade, procura atendimento com queixa de dor em panturrilha direita enquanto deambula, com piora progressiva, necessitando interromper a marcha a cada 100 metros aproximadamente. O paciente é hipertenso e tabagista há 40 anos. Nega diabetes. Ao exame físico, ausência de lesões tróficas nos membros; à direita, ausência de pulsos femoral, poplíteo ou distais; à esquerda, presença de pulso femoral, porém ausência de pulsos poplíteo ou distais. Em relação a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Compartilhar