Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Portadora de lúpus eritematoso sistêmico chegou, ao ambulatório, com quadro de reativação grave da doença. Que exames, dentre os abaixo, melhor detectam esta situação?

A
Pesquisa de anticorpos anti-Sm e medida da velocidade de hemossedimentação.
B
Pesquisa de anticorpos anti-DNA e dosagem sérica dos complementos C3 e C4.
C
Dosagem sérica de fator antinuclear e pesquisa de anticorpos anti-DNA.
D
Dosagem sérica de fator antinuclear e medida da velocidade de hemossedimentação.
E
Dosagem sérica de fator antinuclear e dosagem sérica dos complementos C3 e C4.
Um lactente de 12 meses apresenta, desde os 8 meses de vida, placas eritematosas recorrentes, associadas a prurido, localizadas na região malar e face extensora de membros. Tem surtos a cada 15 dias e refere piora nos períodos de frio. Com relação a esse paciente, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A presença de lesões pruriginosas nos familiares e prurido noturno confirmam dermatite atópica. ( ) A história familiar e pessoal de atopia confirma a hipótese clínica de dermatite atópica. ( ) Nesse paciente é importante o tratamento dos familiares, pois é doença de fácil contágio inter-humano. ( ) Nesse paciente é importante orientar a hidratar a pele, pois a barreira cutânea encontra-se alterada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Paciente com 2 anos de idade, sexo feminino, apresentando puberdade precoce. Ao exame físico apresenta peso e estatura > 75° percentil, PA = 150 x 100 mmHg, acne, comedões, buço, voz grave, hiperemia malar, pilificação pubiana, clitorimegalia. Os exames laboratoriais demonstram DHEA-S = 8.500 ng/ml, testosterona = 600 ng/ml, cortisol = 30 ng/ml, tomografia de tórax e crânio normal, tomografia de abdome = massa na topografia da glândula adrenal direita, heterogênea, medindo 8 x 5 x 4 cm. Eco-doppler afasta trombo de veia cava inferior, assim como ecocardiograma demonstra cavidades cardíacas sem envolvimento tumoral. O tratamento inicialmente proposto é:
Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 1. Hemorragia subaracnoidea. 2. Isquemia retiniana. 3. Hemorragia intraventricular. 4. Fontes embólicas. ( ) Associa-se à estenose de carótida. ( ) Déficit transitório. ( ) Necessita de tratamento cirúrgico. ( ) Ocorre em jovens e adultos. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Dentre os tumores benignos da pele de origem melanocítica, existe um caracterizado pelo acúmulo de células melanocíticas na união dermo-epidérmica-camada basal. Geralmente, apresenta-se como lesão plana e com maior potencial de transformação em melanoma. Como se denomina esse tumor?
Compartilhar