Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Posto de enfermagem solicita avaliação de um homem de 55 anos internado em enfermaria clínica. Referem que o mesmo apresentou rebaixamento súbito do nível de consciência. Durante o exame, observa-se que o paciente obedece a comandos para abrir e fechar os olhos, porém não apresenta quaisquer outros movimentos, nem mesmo com estímulo doloroso. Não fala nem emite sons. Estava de olhos abertos durante todo o tempo da avaliação médica. Qual a pontuação deste paciente segundo a Escala de Coma de Glasgow?

A
6.
B
7.
C
8.
D
10.
E
11.
Durante o acompanhamento ambulatorial, o pediatra identificou que um paciente portador de displasia broncopulmonar apresentava ganho ponderal insuficiente nos primeiros meses de vida. O pediatra solicitou uma série de exames laboratoriais. Após ver os resultados, concluiu que o ganho ponderal insatisfatório era devido:
Qual é o transtorno de motilidade esofágica mais comumente encontrado em nosso meio?
São fatores de risco para suicídio: I. Alcoolismo. II. Gênero masculino. III. Desemprego. IV. Dor crônica. Quais estão corretas?
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido à importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 mL. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dL, ureia plasmática = 110 mg/dL, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, fração excretada de sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. O aumento da PVC durante o ato inspiratório observado no exame clínico representa o sinal de Kussmaul.
Compartilhar