Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Reumatologia

Pouco depois de um parto normal, um bebê a termo e em bom estado apresenta bradicardia sem outras anormalidades físicas. A condição materna mais comumente associada com o diagnóstico provável da criança é:

A
idade materna avançada
B
o uso de álcool durante a gravidez
C
doença materna autoimune
D
hipertensão materna
E
tabagismo materno
O agente infeccioso mais comumente encontrado nos processos infecciosos do trato urinário da grávida é:
Um adolescente na fase do estirão puberal, sexo masculino, com atividade esportiva, começa a apresentar progressivamente dor abaixo da patela que vem piorando a cada dia e com melhora relativa com o repouso. Ao exame físico, apresenta uma elevação na tuberosidade tibial. Foram realizadas infiltrações com anestésicos e corticoides sem melhora. O diagnóstico provável é:
Paciente de 18 meses apresenta quadro de diarreia importante caracterizada por fezes sanguinolentas, vômitos, dor abdominal difusa, com duração de 10 dias, necessitando de hidratação venosa. No decurso do tratamento, os exames laboratoriais solicitados denotaram o aparecimento de anemia, hematúria, proteinúria e o paciente caminhou para um quadro de oligoanúria. Qual a sua suspeita diagnóstica?
São medidas preventivas da Tuberculose a quimioprofilaxia e a Vacina BCG. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta:
Compartilhar