Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Reumatologia

Pouco depois de um parto normal, um bebê a termo e em bom estado apresenta bradicardia sem outras anormalidades físicas. A condição materna mais comumente associada com o diagnóstico provável da criança é:

A
idade materna avançada
B
o uso de álcool durante a gravidez
C
doença materna autoimune
D
hipertensão materna
E
tabagismo materno
Estreitamento arterial, indentação nas interseções arteriovenosas, infartos da camada de fibras nervosas e hemorragias intrarretianas caracterizam manifestações oftalmológica de qual doença sistêmica?
A Endometriose está associada a todos os processos/situações abaixo. Das citadas qual a que tem pouca ou nenhuma correlação com a endometriose?
Quais os marcos anatômicos de impactação de cálculos urinários em seu trajeto pelos ureteres?
Um paciente politraumatizado, com ferimento penetrante no abdome produzido por projétil de arma de fogo, foi submetido a uma laparotomia exploradora. Durante a cirurgia, foram corrigidos vários danos às estruturas intra-abdominais. Ainda na sala de recuperação pós-anestésica, o paciente passou a apresentar distensão abdominal, oligúria, acidose metabólica, aumento da pressão venosa central, sinais de hipertensão intracraniana, sinais de insuficiência respiratória com hipercapnia e hipóxia, diminuição da complacência pulmonar e da capacidade residual funcional, além de hipotensão arterial. Qual a hipótese diagnóstica mais provável para este paciente?
Compartilhar