Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

<P>Paciente de 50 anos admitido no pronto-socorro com quadro de confusão mental com 2 dias de evolução associado a temperatura de 37,4ºC. Na avaliação diagnóstica inicial não demonstrava rigidez de nuca. Exame físico segmentar normal. Realizou TC de crânio que não demonstrou alterações. Exames laboratoriais: hemograma normal, glicose 80 mg% (N: 74–106 mg/dl), Na+ 140 mEq/l (N: 136–146 mEq/L), K+ 4,5 mEq/l (N: 3.5–5.1 mEq/L), Ca 8,8 mEq/l (N: 8.6–10.0 mg/dl). Liquor com aumento de proteínas e leucócitos. Em relação ao caso, é correto esperar:</P>

A
<P>liquor com predomínio de polimorfonucleares</P>
B
eletroencefalograma com alterações descritas como descargas epileptiformes lateralizadas periódicas
C
ressonância magnética encefálica com lesão hiperintensa em T2 localizada em lobo occipital
D
eletroneuromiografia demonstrando um padrão de desmielinização
E
arteriografia cerebral evidenciando fístula arteriovenosa em topografia de cerebral média
Após 30 segundos de ventilação com balão e máscara e oxigênio a 100% em um RN asfíxico, notou-se que a criança permanecia em apneia, com FC = 120 bpm e rosado. Assinale a alternativa que contém a conduta mais apropriada nesse caso. (MANUAL DE REANIMAÇÃO NEONATAL SBP)
Assinale a alternativa que apresenta o tempo de profilaxia da febre reumática, no caso de cardiopatia reumática adquirida.
O inverno passado chegou com gripes e outras manifestações catarrais. A mãe de uma criança de um ano e meio com bom desenvolvimento é chamada para buscar o filho na creche, porque a criança estava vomitando muito e se apresentava febril, com 38,2ºC. A mãe deu a ele um remédio para vômito, que tinha em casa, e após algumas horas a criança começou a apresentar uma diarreia líquida que foi aumentando de frequência. O diagnóstico mais provável, nesse caso, é: (LIMA, Azor de. Pediatria essencial)
Lactente de dois anos internado por pneumonia apresenta estado geral comprometido. No quarto dia de internação, permanece taquidispneico, febril e com dificuldade para se alimentar. Os pais mostram-se insatisfeitos com o atendimento e insistem na alta do paciente, embora você, como médico assistente, não concorde com a alta. Das alternativas a seguir, assinale a postura que seria mais adequada nessa situação. (CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA CFM)
Compartilhar