<P>Paciente de 50 anos admitido no pronto-socorro com quadro de confusão mental com 2 dias de evolução associado a temperatura de 37,4ºC. Na avaliação diagnóstica inicial não demonstrava rigidez de nuca. Exame físico segmentar normal. Realizou TC de crânio que não demonstrou alterações. Exames laboratoriais: hemograma normal, glicose 80 mg% (N: 74–106 mg/dl), Na+ 140 mEq/l (N: 136–146 mEq/L), K+ 4,5 mEq/l (N: 3.5–5.1 mEq/L), Ca 8,8 mEq/l (N: 8.6–10.0 mg/dl). Liquor com aumento de proteínas e leucócitos. Em relação ao caso, é correto esperar:</P>
A
<P>liquor com predomínio de polimorfonucleares</P>
B
eletroencefalograma com alterações descritas como descargas epileptiformes lateralizadas periódicas
C
ressonância magnética encefálica com lesão hiperintensa em T2 localizada em lobo occipital
D
eletroneuromiografia demonstrando um padrão de desmielinização
E
arteriografia cerebral evidenciando fístula arteriovenosa em topografia de cerebral média
Outras questões
No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca de pediatria neonatal, seguida de uma assertiva a ser julgada. Um neonato vigoroso foi classificado como a termo e pequeno para a idade gestacional. Na história clínica materna, a única observação digna de nota era que a mãe estava abaixo do percentil 3 da curva de peso para a idade gestacional. Foi acolhido no alojamento conjunto há sexta hora após o nascimento. Com doze horas de vida, a criança não estava sugando bem, apresentava cianose perioral, sudorese e tremores finos de extremidades. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é de hipocalcemia neonatal precoce.
Adolescente masculino, com 16 anos e 6 meses de idade, refere aumento de peso há 7 anos com deposição de gordura em giba dorsal, abdome e membros. Apresenta ingestão alimentar excessiva e atividade física ausente. Pais e irmãos são obesos. Exame físico: Peso = 114,3 kg, estatura = 165 cm, IMC (índice de massa corporal) = 42 kg/m² (percentil 95 da curva de IMC para idade e sexo equivalente a 28 kg/m²), níveis pressóricos normais, desenvolvimento pubertário segundo os critérios de Tanner G (genital) 4 e P (pelos) 5, acantose nigricans em nuca e axila, lipomastia, estrias nacaradas em braços, coxas e região lombar. Restante do exame sem alterações. Pode-se afirmar que:
A distribuição das lesões de escabiose em lactentes ocorre predominantemente em:
Qual das cardiopatias congênitas abaixo se caracteriza por hipofluxo pulmonar?