Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia Geral

<p>Paciente masculino, 30 anos, submetido à apendicectomia por apendicite aguda perfurada com abscesso pélvico por via laparotômica há 15 dias. Recebeu alta no quinto dia pós-operatório. Há 4 dias vem apresentando febre de 38,9ºC e abaulamento da ferida, com hiperemia. A ultrassonografia do abdome mostra edema e espessamento da parede no local da incisão de McBurney com ar no subcutâneo. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável e a conduta recomendada: </p>

A
Trata-se de fístula estercoral após apendicectomia e o paciente deve iniciar nutrição parenteral total.
B
O paciente apresenta fístula entérica e deve ser submetido à drenagem da parede e ileostomia derivativa.
C
O paciente apresentou hematoma pericecal, drenado e infectado por bacilos Gram-positivos, originários da flora dérmica profunda, que deve ser drenado.
D
O paciente apresenta fístula entérica de baixo débito, distal, devendo ser drenada e iniciada imediatamente nutrição enteral por sonda com solução hidrolisada.
E
Trata-se de abscesso da parede abdominal com predomínio de Gram-negativos e anaeróbios, devendo ser drenado e iniciada antibioticoterapia.
Um paciente chega ao pronto-socorro do HUCAM com um quadro crônico agudizado de retenção urinária. Tem globo vesical palpável e muita dor. A conduta imediata é:
Homem de 48 anos, transferido do pronto-atendimento com história de hematêmese e melena, de inicio há 12 horas. Já fez consulta há 6 meses com hepatologista por ter sido detectado problema numa doação de sangue. Nega antecedentes de alcoolismo, sabe ser hipertenso e não se trata, relatando acidente automobilístico com transfusão sanguinea na adolescência. Exame físico: PA = 100/60 mmHg, FC = 140bpm, com respiração ofegante e agitação psicomotora. Está com veia de grosso calibre puncionada. Hemoglobina = 7,5g/dl. Qual a conduta imediata ?
Entre os itens abaixo, qual não é considerado indicação para o uso de plasma?
Quanto à presença de anemia materna durante o ciclo gravídico-puerperal, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar