Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

<P>Paciente masculino de 28 anos se apresenta ao ambulatório de clínica médica com diarreia há 3 meses e emagrecimento de 8 kg. Ao exame apresenta lesões de mucosa oral compatíveis com candidíase, 3 placas violáceas com diâmetro de 2 a 4 cm em membro superior esquerdo e 5 outras lesões com mesmo aspecto em tronco, com suspeita de sarcoma de Kaposi. A respeito do diagnóstico do caso acima, considere as seguintes afirmativas: 1. Cerca de 50% dos indivíduos com infecção primária pelo HIV apresentam exantema retroviral agudo. 2. A viremia na fase do exantema retroviral agudo pode demonstrar milhões de cópias do HIV/ml, índice que permanece elevado por longos períodos (6–12 meses), não se correlacionando com a evolução do exantema. 3. Além da forma clássica e epidêmica em africanos, duas formas oportunistas de sarcoma de Kaposi são descritas historicamente: em pacientes transplantados e HIV positivos. 4. O desenvolvimento do sarcoma de Kaposi no paciente HIV positivo está associado não somente com a infecção retroviral, mas também ao herpes-vírus do tipo 8 (HHV-8). Assinale a alternativa correta.

A
Somente a afirmativa 1 é verdadeira
B
Somente a afirmativa 2 é verdadeira
C
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras
D
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras
Na dúvida, o adenocarcinoma da próstata pode ser melhor estadiado através de:
Uma mulher de 42 anos esta sendo tratada com corticosteroides por causa de exacerbação de púrpura trombocitopênica imune. Depois de dois dias de tratamento com esteróides por via intravenosa, ela tem tosse, febre e sudorese noturna. Qual das seguintes é a localização mais provável da tuberculose?
Uma mulher com 28 anos queixa-se de sangramento excessivo na gengiva e tem petéquias. Não há adenopatia no pescoço. A radiografia de tórax mostra aumento de mediastino sem lesões pulmonares. Qual das seguintes é a etiologia mais provável?
Paciente do sexo feminino, 28 anos, HIV positivo, dirige-­se a emergência devido à dor de cabeça insuportável. Na semana passada, apresentou déficit funcional motor leve do lado direito. Logo após sua admissão, apresentou quadro motor compatível com epilepsia. Exame físico: Sinais vitais normais, ausência de rigidez na nuca, hemiparesia direita e afasia. Fundo de olho apresenta edema de papila. Qual o diagnóstico provável?
Compartilhar