Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

Pré-escolar, 3 anos e 6 meses, é levado ao ambulatório com história de febre há 3 semanas associada à dor intensa em membro inferior direito, sem relato de trauma local. Ao exame físico, apresenta palidez cutâneo-mucosa, linfonodomegalia cervical indolor medindo cerca de 2 cm e esplenomegalia. O hemograma revelou anemia, leucopenia e plaquetopenia. A principal hipótese diagnóstica, neste caso, é:

A
Artrite idiopática juvenil.
B
Sarcoma de Ewing.
C
Mononucleose infecciosa.
D
Doença de Kawasaki.
E
Leucemia linfoide aguda.
Os medicamentos indicados para profilaxia de infecção urinária em crianças são: I. Amoxicilina. II. Ácido nalidixico. III. Sulfametoxazol / Trimetropim. IV. Nitrofurantoina. Assinale a alternativa correta.
Inúmeras doenças sistêmicas podem causar alterações do olho e seus anexos. A ptose é uma manifestação ocular que apresenta as seguintes doenças sistêmicas associadas, EXCETO:
No 14º dia de nutrição parenteral, a fístula enterocutânea cicatrizou e o paciente consegue ingerir 80% de suas necessidades calóricas diárias. Passou a apresentar febre (até 38 °C) e foi isolada Candida parapsilosis em hemocultura. O local de punção do cateter central não apresenta sinais flogísticos. Conduta mais apropriada:
Paciente de 12 anos, com escoliose idiopática do adolescente, com radiografias mostrando curva torácica à D, com ângulo de Cobb de 30 graus. Apresenta grande potencial de crescimento, com sinal de Risser grau 1. O tratamento mais indicado é:
Compartilhar