Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Pediatria Geral

Reumatologia

Doenças Respiratórias

Pré-escolar, 4 anos de idade, apresentou resfriado comum há 8 dias, há 24 horas o pai notou "manchas vermelhas pequenas" no tronco e na face. A diurese está normal. Não há história de uso de drogas, imunizações recentes ou distúrbios hematológicos na família. Ao exame a criança está ativa, eupneica, hidratada, sem sangramento nas mucosas, hepatoesplenomegalia ou linfoadenopatia. O único dado positivo é a presença de petéquias no tronco e na face. Solicitado hemograma que evidenciou: Hb 12,0 g/dl (11,0 a 14,5), Ht = 34 ml, eritro/dl (33,0 a 43,0), leucograma = 8.000 (diferencial normal), Plaquetas 80.000/mm3 (150.000 a 450.000). Qual a principal hipótese diagnóstica?

A
Doença do von Willebrand
B
Púrpura trombocitopênica imunológica
C
Púrpura de Henoch-Schölen
D
Leucemia linfoide aguda.
E
Síndrome de Kasabach-Merritt
Paciente feminina, de 36 anos, procura atendimento devido a dor em hipocôndrio direito, com início súbito, em cólica, com irradiação dorsal. Ao exame físico, apresenta dor à palpação no hipocôndrio direito, com sinal de Murphy presente. Com relação ao quadro descrito, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação a endocardite infecciosa, podemos afirmar que:
Marque a alternativa errada sobre o trauma cervical.
Um paciente de 70 anos hospitalizado, em pós-operatório recente de osteossíntese de fratura de fêmur, desenvolve quadro súbito de dispneia, hipotensão, taquicardia sinusal, estase jugular, bulhas cardíacas hipofonéticas com pulmões relativamente limpos. Qual dos exames abaixo apresenta a maior acurácia diagnóstica nesta situação clínica?
Compartilhar