Pré-escolar, 4 anos, é trazida ao pronto-socorro com quadro de amigdalite purulenta, seguida de exantema e recebe o diagnóstico de escarlatina. Todos os sinais abaixo podem fazer parte do quadro, EXCETO:
A
Palidez perioral.
B
Língua de framboesa.
C
Descamação de placas.
D
Conjuntivite.
Outras questões
Com relação ao mediastino, marque a alternativa CORRETA:
Paciente masculino, 74 anos, portador de hipertensão arterial, em uso de losartan 50 mg/dia, relata episódio de tontura ao levantar o tronco após amarrar os sapatos. O sintoma durou menos de 1 minuto. Refere episódios prévios semelhantes. Dê a principal hipótese diagnóstica e conduta:
Paciente masculino, de 64 anos, em consulta com o seu médico de família e comunidade, relata uma história progressiva de dificuldade miccional, com diminuição importante de força no jato urinário. Nega febre, calafrios, prostração e dor pélvica. Refere também episódio de retenção urinária aguda, há duas semanas, que necessitou de sondagem vesical. Ao toque, apresenta próstata aumentada, indolor, tensa e sem nódulos. Assinale a alternativa que contenha a melhor conduta a ser tomada pelo médico:
Paciente de 32 anos de idade, previamente hígido, com história de cólica renal há 2 dias, sem febre e diagnóstico de cálculo de 0,4 cm, localizado no ureter distal esquerdo com hidronefrose leve associada. A tomografia computadorizada de abdome apresenta borramento da gordura perirrenal ipsilateral e o cálculo tem densidade de 1.200 U.H. Qual o tratamento preferencial para esse paciente?