Pré-escolar, 5 anos, chega ao pronto-socorro com história de febre e diarreia há 48 horas. Ao exame físico apresenta-se irritado, olhos fundos e com enchimento capilar lentificado (4 segundos). Segundo o Manual de Assistência e Controle das Doenças Diarreicas (Ministério da Saúde/Brasil), a conduta adequada neste caso é:
A
manter a alimentação e instituir terapia de reidratação oral (50-100ml/kg) 4-6h
B
manter a alimentação habitual e orientar a ingestão de líquidos após cada evacuação
C
suspender a alimentação e instituir hidratação venosa (100ml/Kg) por 2h
D
manter a alimentação e instituir hidratação venosa (100ml/Kg) por 6h
E
suspender a alimentação e instituir terapia de reidratação oral (50-100ml/kg) 4-6h
Outras questões
Paciente portador de Linfoma não Hodgkin, de células grandes, submetido à quimioterapia, desenvolveu Síndrome de lise tumoral. No perfil bioquímico, costuma haver diminuição dos níveis séricos de :
TUBERCULOSE. Assinale a resposta correta:
Paciente apresenta Hiperpotassemia. Qual das medidas abaixo não é efetiva em reduzir o potássio do organismo:
Paciente feminina de 24 anos, com diagnóstico de LES há 6 anos, vinha em tratamento conservador, em uso de Prednisona 5 mg ao dia. A mesma ficou grávida e após 7 meses de gestação iniciou com Hipertensão (150/100), Edema de Membros Inferiores (3+/4), Proteinúria (3+/4). Apresentou crise convulsiva, plaquetopenia (75.000) que diminuíram para 45.000; Aumento de Transaminases e anemia aguda (Hb = 7,0). Evoluiu com piora da função renal. Cr (1,0 -> 4,5) e anúria. Dores articulares importantes e piora do rash malar. C3 e C4 abaixo dos valores normais; Anti-DNA elevado.
Baseado neste caso, responda. Qual das medidas abaixo não seria prudente a ser tomada?