Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Pré-escolar com 4 anos, procurou ambulatório de pediatria com queixa de febre há 8 dias, edema de mãos e pés, congestão conjutival bilateral, hiperemia difusa de mucosa oral e faríngea, além de exantema. Assinale o provável diagnóstico:

A
Doença de Kawasaki
B
Febre reumática
C
Poliarterite nodosa
D
Sarcoidose
E
Exantema súbito
Uma paciente feminina de 65 anos apresenta HAS com insuficiência renal secundária, exames laboratoriais com cálcio sérico de 7,5 e albumina normal. Qual dos fatores abaixo não está associado a esse achado?
Um homem de 68 anos com insuficiência renal crônica relata fraqueza, parestesia e dificuldade respiratória progressiva há 4 dias. Exames laboratoriais revelam K+ 7,2; ECG com ondas T apiculadas e alargamento do complexo QRS. Qual a administração incorreta no tratamento inicial deste paciente?
No tratamento cirúrgico do íleo biliar, a enterotomia para retirada do cálculo biliar que está causando a obstrução intestinal deve ser realizada:
Um paciente do sexo masculino, 60 anos, fumante, realizou um exame radiológico do tórax que mostrou a presença de um nódulo pulmonar em lobo superior direito. O estudo foi complementado com a realização de uma tomografia computadorizada do tórax que mostrou: nódulo de 2,2 cm de diâmetro, na medular do lobo superior do pulmão direito, de contornos imprecisos, com a presença de uma pequena calcificação na sua periferia e que apresentou um ganho de realce após a infusão de contraste de 35 UH. Qual a melhor conduta no caso em questão?
Compartilhar