Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Pré-escolar com 4 anos, procurou ambulatório de pediatria com queixa de febre há 8 dias, edema de mãos e pés, congestão conjutival bilateral, hiperemia difusa de mucosa oral e faríngea, além de exantema. Assinale o provável diagnóstico:

A
Doença de Kawasaki
B
Febre reumática
C
Poliarterite nodosa
D
Sarcoidose
E
Exantema súbito
Com relação ao tratamento da Hipertensão Arterial, assinale a alternativa INCORRETA:
Paciente de 80 anos, com arterioesclerose generalizada, interna com quadro de insuficiência renal aguda (IRA), 4 dias após realização de aortografia. Ao exame físico, notava-se livedo reticularis em membros inferiores, dedos dos pés azulados, hipocomplementenemia e eosinofilúria. O diagnóstico mais provável é:
Um paciente chega ao PS com queixa de palpitação e tonturas. Seu exame físico evidencia paciente pálido, discretamente torporoso, com PA = 70 X 40 mmHg e congestão pulmonar. No monitor, evidenciou-se taquicardia de QRS alargado com uma morfologia. A conduta de escolha para esse caso é:
Homem, 18 anos, andando de bicicleta e segurando-se na traseira de caminhão, é jogado a 8 m de distância. Ao chegar à Emergência, apresenta respiração ruidosa e sangramento oral por múltiplas lesões faciais. Sua coluna cervical é então estabilizada, mas a colocação de máscara facial com reservatório a 10 L/min de oxigênio não proporciona melhora clínica. Devido ao sangramento e ao trauma facial não é possível a intubação orotraqueal. O paciente, que estava letárgico, faz apneia. O melhor procedimento para garantir a perviedade das vias aéreas é:
Compartilhar