Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Pré-escolar com 4 anos, procurou ambulatório de pediatria com queixa de febre há 8 dias, edema de mãos e pés, congestão conjutival bilateral, hiperemia difusa de mucosa oral e faríngea, além de exantema. Assinale o provável diagnóstico:

A
Doença de Kawasaki
B
Febre reumática
C
Poliarterite nodosa
D
Sarcoidose
E
Exantema súbito
Menino, 7 anos de idade, compareceu à emergência com queixa de dor no joelho esquerdo e febre há 2 dias. Ao exame: apresenta edema difuso em joelho esquerdo e não consegue apoiar esse membro no chão. Refere dor à palpação da metáfise distal do fêmur, sem derrame articular e a sua temperatura é de 38,5°C. A radiografia mostra edema de partes moles na região do joelho. O diagnóstico mais provável é:
Sobre a prevenção de casos secundários de meningite meningocócica, assinale a alternativa CORRETA.
Mulher, 55 anos de idade, G0, assintomática, comparece à consulta em unidade básica de saúde. Informa durante consulta não ter antecedentes pessoais ou familiares de câncer. Ao exame clínico detalhado, não se detecta anormalidades. Neste caso a estratégia mais efetiva para se reduzir a mortalidade pelo câncer de mama é:
Sabe-se que sarna, pediculose, tungíase e larva migrans cutânea são bastante comuns em nosso país, principalmente em comunidades carentes. Sobre essas ectoparasitoses, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar