Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Nefrologia

Doenças Respiratórias

Pré-escolar de 3 anos encontra-se em crise de asma e foi levada para a Emergência, pela segunda vez nos últimos 30 dias. O quadro iniciou-se 48 horas após resfriado. Neste momento, o exame físico mostra: estado geral decaído, olhos encovados, irritabilidade alternada com sonolência, dispneia moderada a grave, com retrações subcostais; FC: 140bpm; MV pouco audível com roncos e sibilos difusos FR: 52irpm. Fez uso de inúmeras nebulizações com salbutamol e foi administrada uma dose de esteroide oral. Foi indicado o internamento, pois a saturometria persiste em 89%, e assim procedeu-se hidratação venosa e solicitou-se avaliação de glicemia e de eletrólitos séricos. Qual o distúrbio metabólico que pode ocorrer com maior probabilidade neste paciente?

A
Hiponatremia.
B
Hipocalemia.
C
Hipernatremia.
D
Hipoglicemia.
Apesar dos grandes avanços na cirurgia e medicina intensiva, a pancreatite aguda continua sendo um dos maiores desafios, principalmente pela evolução muito desfavorável de alguns pacientes. Sobre o manejo da pancreatite aguda, assinale a alternativa incorreta:
A lesão do ducto biliar, durante colecistectomia vídeo-laparoscópica, ocorre mais comumente:
Uma paciente é admitida em seu plantão com quadro de cetoacidose diabética grave desencadeada por pielonefrite. Apresentava-se taquicárdica e hipotensa. A avaliação inicial laboratorial mostrou glicemia 304mg%, cetonúria +++, sódio sérico de 172mEq/L (VN 135 a 145mEq/L) e potássio sérico de 2,8 mEq/L (VN 3,5 a 5,5mEq/L). Qual das medidas abaixo NÃO DEVE SER ADOTADA DE IMEDIATO?
Marque a alternativa INCORRETA sobre as manifestações clínicas mais frequentes no comportamento sistêmico multibacilares (MB) da hanseníase:
Compartilhar