Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Nefrologia

Doenças Respiratórias

Pré-escolar de 3 anos encontra-se em crise de asma e foi levada para a Emergência, pela segunda vez nos últimos 30 dias. O quadro iniciou-se 48 horas após resfriado. Neste momento, o exame físico mostra: estado geral decaído, olhos encovados, irritabilidade alternada com sonolência, dispneia moderada a grave, com retrações subcostais; FC: 140bpm; MV pouco audível com roncos e sibilos difusos FR: 52irpm. Fez uso de inúmeras nebulizações com salbutamol e foi administrada uma dose de esteroide oral. Foi indicado o internamento, pois a saturometria persiste em 89%, e assim procedeu-se hidratação venosa e solicitou-se avaliação de glicemia e de eletrólitos séricos. Qual o distúrbio metabólico que pode ocorrer com maior probabilidade neste paciente?

A
Hiponatremia.
B
Hipocalemia.
C
Hipernatremia.
D
Hipoglicemia.
Menino, 10 anos de idade, apresenta queixa de 3 meses de dor em coxa e joelho esquerdo, queda do estado geral e perda de peso. Ao exame clínico, há aumento de volume doloroso em terço distal de coxa, claudicação e limitação de mobilidade do joelho. Os exames de imagem mostram lesão lítica/permeativa metafiso-diafisária de fêmur, sem limites precisos, com reação periosteal, erosão de cortical e invasão de partes moles. A análise histológica de biópsia cirúrgica óssea mostra padrão uniforme de células pequenas, redondas, com núcleos arredondados e pouco estroma. Qual dos diagnósticos abaixo é o mais provável para essa situação?
Um paciente masculino, 58 anos, DM II, HAS, obeso e dislipidêmico chega ao Pronto-Socorro com dispneia e febre há 2 dias. Tem na radiografia de tórax: imagem de condensação em base e 1/3 médio de hemitórax direito. Ao exame físico apresenta-se com: PA: 78 x 46 mmHg, FC: 108 bpm, FR = 26 ipm, torporoso, glicemia capilar de 256 mg/dl, temperatura axilar: 38,3°C. O diagnóstico sindrômico e a melhor conduta seriam:
A conduta imediata na fratura supracondiliana do úmero em criança, que apresenta primariamente diminuição do fluxo sanguíneo distal, deve ser:
Mulher de 45 anos procurou assistência médica devido infecções urinárias de repetição. Durante investigação foi identificado cálculo de 35 mm com 1150 UH, localizado na pelve renal e cálice inferior causando discreta dilatação da via excretora. Atualmente, o tratamento sugerido para esta situação é:
Compartilhar