Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Reumatologia

Pré-escolar de 3 anos inicia, após um quadro de infecção respiratória alta, um eritema em nádegas e membros inferiores que evoluem para púrpura palpável, aumento de volume articular em joelhos e tornozelos, dor abdominal em cólica, que regridem em duas semanas. A principal complicação esperada neste paciente seria:

A
insuficiência cardíaca.
B
anemia hemolítica.
C
comprometimento renal.
D
anemia aplástica.
E
sangramento de sistema nervoso central.
A colangite esclerosante, uma doença rara de causa ainda desconhecida, está associada a qual doença intestinal?
Durante a consulta de rotina de um lactante eutrófico de oito meses, observa-se que a hemibolsa escrotal direita está vazia, hipoplásica e o testiculo é palpado na região inguinal ipsilateral. O testículo esquerdo é tópico e tem fimose. A conduta é:
Paciente 62 anos no 22º dia pós-operatorio de colectomia esquerda videolaparoscópica para ressecção neoplasia de cólon com metástase hepática, apresentava-se bem e com boa evolução clínica, porém passou a apresentar dor e edema de todo o membro inferior direito ha 24 horas. Ao exame paciente bem, consciente, orientado, eupneico, pulso cheio, Fc 78bpm. Membro inferior direito: Dor em panturrilha, edema em perna e coxa, cacifo presente, pulsos 3/3+. Sobre o quadro do paciente, é CORRETO afirmar:
Dados os itens sobre fatores de risco para o câncer de próstata, I. Negros e idade avançada. II. Prostatite de repetição e vitamina A. III. Idade avançada e uso de finasterida. verifica-se que está(ão) correto(s)
Compartilhar