Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Pré-escolar de 4 anos, apresenta tosse crônica produtiva com expectoração purulenta desde os 3 anos, que se iniciou após episódio de crise de tosse intensa e súbita com duração de uma semana. Na semiologia pulmonar auscultam-se estertores na base pulmonar do hemitórax direito, e a radiografia do tórax evidencia imagens de dilatação brônquica localizadas no lobo inferior direito. A hipótese principal é:

A
Abscesso pulmonar.
B
Aspiração de corpo estranho.
C
Mucoviscidose.
D
Tuberculose.
E
Asma.
Uma mulher, com 45 anos de idade e diagnóstico de cirrose hepática, queixa-se de dor abdominal e tem indicação para colecistectomia. Apresenta alterações em coagulograma, e está indicada a transfusão de plasma fresco, para minimizar os riscos de sangramento cirúrgico, o melhor momento para essa transfusão é:
Paciente de 42 anos, sexo feminino, assintomática, sem comorbidades ou antecedentes familiares de neoplasias. Vem à consulta de rotina e informa que certa vez foi diagnosticado por outro médico um tumor benigno no fígado através de ultrassonografia e tomografia computadorizada, exames estes que ela perdeu. Ela está ansiosa porque uma amiga sua recentemente morreu por câncer hepático. Você solicita novos exames, mas pode afirmar que:
Das complicações da parotidite, a menos frequente é:
Toxicômano dá entrada na emergência com crise convulsiva. O médico que o atende suspeita de intoxicação aguda por cocaína, porque há concomitantemente:
Compartilhar