Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Pré-escolar de 4 anos, chega ao atendimento com história de crise convulsiva de início há 15 minutos, sem febre, clônica generalizada. Após rápida avaliação inicial e estabilização das vias aéreas, conseguido acesso venoso periférico onde é realizado diazepam endovenoso, sem diluir, na dose de 0,5 mg/kg. Após 10 minutos observa-se que o paciente persiste em crise. Qual a medicação MAIS CORRETA a ser ofertada neste momento?

A
Repetir diazepam na mesma dose, agora diluído em 20 ml de SF 0,9%.
B
Midazolam 0,1 mg/kg IM ou EV.
C
Fenobarbital 15 mg/kg IM ou EV.
D
Fenitoína 20 mg/kg EV.
E
Aguardar resultado do EEG para decidir qual melhor droga a utilizar.
Assinale a alternativa correta, em relação à asma:
Uma criança após ser atendida no ambulatório foi encaminhada ao laboratório para realização de alguns exames complementares inclusive o da velocidade de hemossedimentação (VHS). Com relação a este exame pode se afirmar:
Paciente morador de Vitória, infectado pelo HIV 1, vem na primeira consulta após diagnóstico trazendo resultado de contagem de linfócitos CD4 com 250 células/mm³, carga viral com 53.000 cópias/mm³, raio X de tórax normal e PPD de 1 mm. Exame clínico sem anormalidades. Todas as abaixo estão bem indicadas para profilaxia de infecções oportunísticas, exceto:
O FAST (Focused Assessment for Sonography in Trauma) é um exame diagnostico rápido para avaliar pacientes com possíveis lesões tóraco-abdominais. Cirurgiões realizam o FAST como parte de uma avaliação secundária do ATLS (Advanced Trauma Life Support). Assim, quando há um hemoperitônio a imagem ultrassonográfica encontrada é:
Compartilhar