Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Pré-escolar de 5 anos apresenta baixo ganho ponderoestatural, pneumonias de repetição, diarreia crônica e pólipos nasais. Este quadro é sugestivo de:

A
deficiência de alfa-1-antitripsina
B
pan-hipoglobulinemia congênita
C
mucoviscidose
D
cisto pulmonar
Adolescente de 14 anos, goleiro do time de sua escola, queixa-se de dor na região anterior do joelho esquerdo, que piora com a dígito-pressão e na subida e descida de rampas. Exame físico: aumento do volume local com tumefação do tubérculo tibial anterior. Radiografia simples de perfil: irregularidade e presença de ossículo junto à tuberosidade anterior da tíbia. A principal hipótese diagnóstica é:
Pré-escoIar de quatro anos, sexo masculino, natural e procedente de Vitória (ES), iniciou quadro de claudicação dolorosa, que dificulta a deambulação, embora consiga ficar em pé. Duas semanas antes do início desse quadro, apresentou três dias de sintomas sugestivos de resfriado, semelhante a outros quadros de resfriado anteriores. Nega viagens nos últimos 12 meses. No momento, apresenta-se: afebril; bom estado geral; consegue deambular, mas apresenta dor e limitação de movimentos do quadril direito. Radiografia de quadril em AP normal. Ultrassonografia dos quadris evidencia discreto derrame articular. O hemograma evidencia leucometria normal e ausência de anemia e discreta elevação da Velocidade de Hemossedimentação (VHS). A hipótese diagnóstica mais provável é:
Em relação a bronquiolite, assinale a alternativa CORRETA:
Um homem de 32 anos, com vida sexual de múltiplos parceiros, queixa-se de dor nas articulações e disúria. O quarto dedo do pé direito apresenta tumefação difusa, o tornozelo direito e o joelho esquerdo estão quentes, com dor na amplitude do movimento. O olho esquerdo está vermelho. O exame de urina revela 25 a 30 leucócitos por campo de grande aumento e 1 a 2 hemácias/campos de grande aumento. Tanto a cultura de urina, quanto um Swab uretral para infecção gonocócica são negativos. Qual das alternativas abaixo representa o mais provável diagnóstico?
Compartilhar