Questões na prática

Pediatria

Oftalmologia

Pré-escolar de dois anos apresenta mancha branca no olho direito. Há seis meses, a mãe percebeu que a criança apresentava desvio do olho direito quando fixava olhar, tendo procurado oftalmologista que prescreveu o uso de óculos para estrabismo. Há um mês, ao bater a luz, notou reflexo esbranquiçado na pupila. Em reavaliação por oftalmologista, o exame de fundo de olho evidenciou massa em cavidade vítrea de olho direito. Nos antecedentes pessoais, parto normal a termo, sem intercorrências no período neonatal e desenvolvimento neuropsicomotor normal. A hipótese diagnóstica mais provável é:

A
Fibroplasia retrolenticular.
B
Granuloma por toxocara.
C
Catarata congênita.
D
Retinoblastoma.
E
Cisticercose.
Os critérios de Amsterdam são dados clínicos para o diagnóstico de câncer colorretal hereditário não polipoide (HNPCC). Deve-se identificar pelo menos três parentes com câncer de cólon e todos os seguintes dados, EXCETO:
Analisando as considerações anatômicas da glândula tireoide, a opção correta é:
Nos cânceres de tireoide, bem diferenciados, pacientes classificados de baixo risco são aqueles que apresentam as seguintes características:
São complicações da tireoidectomia total: 1. hipocalcemia, lesão do nervo laríngeo-recorrente. 2. hipercalcemia, lesão do nervo laríngeo-recorrente. 3. sangramento, rouquidão. Está(ão) correta(s):
Compartilhar