Questões na prática

Pediatria

Oftalmologia

Pré-escolar de dois anos apresenta mancha branca no olho direito. Há seis meses, a mãe percebeu que a criança apresentava desvio do olho direito quando fixava olhar, tendo procurado oftalmologista que prescreveu o uso de óculos para estrabismo. Há um mês, ao bater a luz, notou reflexo esbranquiçado na pupila. Em reavaliação por oftalmologista, o exame de fundo de olho evidenciou massa em cavidade vítrea de olho direito. Nos antecedentes pessoais, parto normal a termo, sem intercorrências no período neonatal e desenvolvimento neuropsicomotor normal. A hipótese diagnóstica mais provável é:

A
Fibroplasia retrolenticular.
B
Granuloma por toxocara.
C
Catarata congênita.
D
Retinoblastoma.
E
Cisticercose.
Paciente de 68 anos, sexo masculino, veio ao banco de sangue, em consulta ambulatorial, com quadro de astenia, hiporexia e queda do estado geral há duas semanas. Nega outros sintomas associados. Foi encaminhado ao hematologista pela unidade básica de saúde, pois o resultado de um hemograma revelou anemia. Tem antecedente de hipotiroidismo e vitiligo. Ele relata o uso de Levotiroxina 100 mcg ao dia. Exame Físico Normal. hemograma: Hb/Ht: 10/30 (VCM: 120/HCM: 27); leuco: 2700 (bast: 2%/seg: 70%/eosino: 2%/ basof: 1%/ linf: 24%/ mono: 1%); plaquetas: 85.000. Análise morfológica de sangue periférico: presença de granulócitos plurissegmentados. Nesse caso, a principal hipótese diagnóstica é:
Câncer de vesícula biliar é uma doença agressiva que incide predominantemente em pessoas idosas. São fatores de risco para essa patologia, EXCETO:
Com relação às manifestações hematológicas do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), assinale a opção CORRETA:
Qual dos seguintes itens é característico da overdose por cocaína?
Compartilhar