Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Pré-escolar de quatro anos, sexo masculino, é levado por sua mãe ao pediatra, que relata períodos prolongados de “falta de apetite” e irritabilidade. O recordatório alimentar dos últimos seis meses revela dieta adequada para a idade. A mãe também informa que passou a utilizar polivitamínicos em doses elevadas e orexígenos há quatro meses, visando melhorar o apetite do filho. Exame físico: ausência de ganho ponderal em relação à última consulta; hipoatividade; alopécia e lesões cutâneas seborréicas. A hipótese diagnóstica mais provável é hipervitaminose crônica por excesso de vitamina:

A
E.
B
D.
C
B6.
D
B2.
E
A.
No repouso masculino está sendo reavaliado um alcoólatra com possível indicação de laparotomia exploradora. Ele sofre de cirrose hepática e tem ascite moderada a grave, mas não há evidências de encefalopatia. A bioquímica sanguínea revela bilirrubina total de 2,5 mg/dl, albumina de 3,8 g/dl e tempo de protrombina prolongado de 5 seg. (INR "aproximadamente" 1,9). O somatório de pontos alcançados, à luz da classificação de Child-Pugh, é de:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a assistência na sala de parto:
Quanto ao diabetes gestacional, podemos afirmar:
O lavado peritoneal diagnóstico obtido pela instilação e recuperação de 1 litro de solução cristaloide na cavidade peritoneal é considerado positivo (Evidência de lesão visceral), quando a concentração de hemácias no líquido for igual ou superior a:
Compartilhar