Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Pré-escolar de três anos, bom estado de saúde prévio, apresenta um quadro de pneumonia com derrame pleural de volume moderado. A toracocentese extraiu-se líquido turvo. O agente etiológico mais provável para este caso é:

A
Adenovírus
B
Stafilococcus aureus
C
Streptococcus pneumoniae
D
Haemophylus influenzae não tipável
E
Streptococcus pyogenes do grupo A
Com relação à abordagem de um paciente com estado de mal epiléptico, assinale a alternativa INCORRETA.
Uma paciente de 19 anos de idade passou a apresentar dores constantes de moderada intensidade com localização precisa ilíaca direita e febre nas últimas 18 horas.
Julgue os itens subsequentes, relativos à fisiologia reprodutiva. I- O hipotálamo é uma pequena estrutura neural situada na base do encéfalo, acima do quiasma óptico e abaixo do terceiro ventrículo. II- Apesar de inúmeras conexões neurológicas com a hipófise. O hipotálamo é uma estrutura isolada no sistema nervoso central e suas principais funções reguladoras ocorrem por meio de ação retroativa sobre o próprio hipotálamo, em feedback de alça curta. III- Do ponto de vista estrutural, a adeno-hipófise é similar à hipófise posterior ambas são derivadas embriologicamente do ectoderma epidérmico. IV- Os principais hormônios secretados pela adeno-hipófise são: FSH, LH, TSH, ACTH, GH e prolactina. V- Os principais hormônios secretados pela hipófise posterior são ocitocina e inibina. Estão certos apenas os itens:
No que diz respeito à sistematização da reanimação neonatal, julgue os seguintes itens de acordo com as normas do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. I- Toda criança que nascer sem respirar deve ser considerada em apneia primária e receber oxigênio inalatório como medida terapêutica. II- As medidas iniciais são: prover calor e posicionar o recém-nascido em decúbito dorsal sob leve declive e estender levemente o pescoço. Depois, aspirar vias aéreas, se necessário. III- Todo recém-nascido que nascer em apneia e envolto em líquido meconial deve ser imediatamente aspirado por meio de tubo orotraqueal. IV- Considerando que uma criança, ao nascer, respire regularmente, apresente frequência cardíaca de 140 bpm e tenha cianose de extremidades nos primeiros 20 segundos de vida, o médico deverá administrar oxigênio a 100% por via inalatória até desaparecer a cianose. V- A ventilação com balão autoinflável, máscara e oxigênio a 100%, se usada adequadamente, consegue resolver menos da metade dos casos em que é necessário reanimar um neonato na sala de parto. A quantidade de itens certos é igual a:
Compartilhar