Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Pré-escolar de três anos de idade apresenta há dois meses quadro de diarreia, que alterna com períodos normais e de obstipação intestinal. No período de diarreia, cursa com dor e distensão abdominais, fezes líquidas, explosivas e esteatorreicas. A verminose mais compatível com esse quadro é a:

A
ancilostomíase.
B
ascaridíase.
C
giardíase.
D
tricocefalíase.
Criança, 5 anos de idade, vem há 2 semanas com febre, mal estar e dor nas articulações. Há 8 dias vem apresentando edema em face e MMII, urina escura e em menor quantidade. Ao exame, TA: 140 x 100 mm/Hg. O exame de urina mostra hemácias +++, proteínas ++, cilindros hemáticos e granulosos. Ureia e creatinina discretamente elevados. O diagnóstico mais provável é:
Existem inúmeras intervenções protetoras vasculares e renais de benefício comprovado. Entre elas destacam-se: I - adoção de hábitos alimentares adequados e saudáveis e cessação do tabagismo. II - prática de atividade física regular e controle da pressão arterial. III - manejo das dislipidemias e uso profilático de alguns fármacos. Quais estão corretas?
Aparecida, 48 anos, branca, casada, G2P2A0, procurou seu médico de família com queixa de irregularidade menstrual com alterações na quantidade do fluxo, da duração e frequência dos ciclos. Queixou-se também de ondas de calor. Aparecida é tabagista, sedentária, obesa, hipertensa. Após descartar doença endometrial, orientar sobre o abandono do tabagismo, realizar mamografia, o médico de família e Aparecida optaram por iniciar a Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Em relação à TRH, assinale a alternativa INCORRETA:
Qual dos seguintes tratamentos é mais apropriado para fenômeno de Raynaud severo com isquemia digital?
Compartilhar