Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Lactente com três anos de idade, do sexo masculino, branco, natural e procedente de Taguatinga-DF, apresenta história de febre baixa há trinta dias, na frequência de duas vezes ao dia. Há dois dias associou-se edema periorbitário superior direito e sem sinais flogísticos. Familiares negam sintomas gripais prévios. Procurou atendimento médico sendo diagnosticada sinusite e iniciada antibioticoterapia oral. Um dia após o início da medicação, notou-se piora do edema, com progressão para anasarca. A criança foi internada, tendo-se verificado que a PA estava no nível de 90 X 40 mmHg. Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa incorreta.

A
Diuréticos devem ser usados com cautela para evitar hipotensão e insuficiência renal aguda.
B
A hipoalbuminemia (<2,5 g/dl) e a proteinúria (>50mg/Kg/24h) são achados esperados na doença descrita.
C
Hiperlipidemia e a lipidúria frequentemente estão presentes, embora não sejam constituintes essenciais da definição da doença.
D
O tratamento recomendado é o emprego de prednisona ou prednisolona (2 mg/Kg/dia, em dose única matinal).
E
Está indicada a biópsia renal para melhor esclarecer os achados clínicos.
Puérpera submetida a cesariana há 7 dias vem apresentando picos febris diários. No 2° dia pós-operatório, iniciou tratamento para endometrite com gentamicina e clindamicina. No 4° dia, foi adicionada ampicilina. Há 48 horas, o esquema antibiótico foi substituído por cefoxitina associada a metronidazol. O estado geral é bom e os lóquios não estão mais fétidos desde o segundo dia do primeiro esquema antibiótico. A paciente vem amamentando sem dor. A ferida operatória não está alterada, e a ultrassonografia abdominal é normal. Qual a próxima conduta?
Em relação ao câncer inicial de mama, assinale a assertiva correta:
Qual a causa mais comum de infiltrado pulmonar em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico?
Com relação ao fator intrínseco, podemos afirmar:
Compartilhar