Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Lactente com três anos de idade, do sexo masculino, branco, natural e procedente de Taguatinga-DF, apresenta história de febre baixa há trinta dias, na frequência de duas vezes ao dia. Há dois dias associou-se edema periorbitário superior direito e sem sinais flogísticos. Familiares negam sintomas gripais prévios. Procurou atendimento médico sendo diagnosticada sinusite e iniciada antibioticoterapia oral. Um dia após o início da medicação, notou-se piora do edema, com progressão para anasarca. A criança foi internada, tendo-se verificado que a PA estava no nível de 90 X 40 mmHg. Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa incorreta.

A
Diuréticos devem ser usados com cautela para evitar hipotensão e insuficiência renal aguda.
B
A hipoalbuminemia (<2,5 g/dl) e a proteinúria (>50mg/Kg/24h) são achados esperados na doença descrita.
C
Hiperlipidemia e a lipidúria frequentemente estão presentes, embora não sejam constituintes essenciais da definição da doença.
D
O tratamento recomendado é o emprego de prednisona ou prednisolona (2 mg/Kg/dia, em dose única matinal).
E
Está indicada a biópsia renal para melhor esclarecer os achados clínicos.
Mulher de 58 anos, menopausa cirúrgica aos 48 anos por endometriose, fez uso de Terapia de Reposição Hormonal (TRH) por dois anos logo após a cirurgia. Atualmente, sem sintomas climatéricos, apresenta densitometria óssea de rotina com T-score de -2,68 desvios-padrão na coluna lombar. Faz caminhadas três vezes por semana, toma uma xícara de leite ao dia e come queijo regularmente. O diagnóstico e conduta são:
A gestação modifica o organismo materno e nele interfere, alterando bioquímica e anatomia de todos os aparelhos e sistemas. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a única verdadeira.
Considerando o casal infértil não é verdadeiro afirmar que:
Um paciente com megaesôfago, com diâmetro radiológico inferior a 5 centímetros, foi submetido a tratamento por dilatação pneumática por 2 anos, ao fim dos quais se apresentava assintomático. Não compareceu mais às sessões de revisão e, 3 anos após a última consulta, retornou com queixas de disfagia, regurgitação e emagrecimento acentuado. O exame contrastado do esôfago mostrou dilatação esofagiana superior a 7 centímetros. O tratamento mais indicado para este paciente, no momento, é:
Compartilhar