Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Doenças Respiratórias

Prematuro de 27 semanas e 1080g, com 60 horas de vida, está em ventilação mecânica com parâmetros mínimos após ter recebido 2 doses de surfactante. A primeira, com 2 horas, e a segunda, com 12 horas de vida, respectivamente. Há 3 horas, apresenta queda da saturação com necessidade de aumento de parâmetros ventilatórios. Ao exame, apresenta frequência cardíaca entre 168 a 180 bpm, precórdio hiperdinâmico, sopro sistólico em terceiro espaço intercostal esquerdo e pulso amplo. Gasimetria, com aumento de PCO2 e dimuição da PaO2. Neste momento, o diagnóstico mais provável, devido à piora clínica deste prematuro, é:

A
Pneumotórax hipertensivo bilateral.
B
Displasia broncopulmonar.
C
Hipertensão pulmonar persistente.
D
Pneumonia por streptococcus do grupo B.
E
Persistência do canal arterial.
Sobre o câncer colorretal é CORRETO afirmar:
Mulher de 20 anos teve trauma torácico grave com fratura de esterno e múltiplas costelas à direita. Apresenta-se com pneumotórax completo à direita, contusão pulmonar à direita, escarro hemático e hipóxia moderada, mesmo com cateter de O2. Foi drenado o tórax direito com expansão pulmonar parcial e intensa fuga aérea persistente. Assinale a alternativa que apresenta a atitude recomendável nesse momento. (FOUCHE, Y.; TARANTINO, D. P. Anesthetic considerations in chest trauma. Chest Surg Clin N Am, 7:277, 1997)
Paciente adolescente, masculino, apresenta há uma semana dor de garganta e febre. Evoluiu para quadro de pneumonia com derrame pleural e tromboflebite de veia jugular interna. Na hemocultura, apareceu Fusobacterium necrophorum. O quadro que esse paciente apresenta se denomina: (PEDIATRICS, 1995. 96: 354–6)
Adolescente de 15 anos, proveniente da zona rural, após sofrer uma queda, apresenta ferimento limpo em perna esquerda. A acompanhante mostra ao médico o cartão em que estão anotadas as vacinas obrigatórias que a adolescente tomou na infância, o qual está completo. A conduta correta para esse caso clínico é:
Compartilhar