Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Infectologia

Neonatologia

Prematuro de 32 semanas de idade gestacional nasceu de parto transvaginal, com tempo de bolsa rota de 48 horas. Nas primeiras horas de vida, desenvolve quadro clínico e laboratorial compatível com sepse neonatal. O exame do líquor revela 2400 células com 100% de polimorfonucleares, glicose de 23 mg/dl (glicemia = 160 mg/dl) e proteína de 56 mg/dl. Qual o esquema antimicrobianao inicial mais adequado para o caso?

A
ampicilina e cefepime
B
apenas cefepime
C
vancomicina e gentamicina
D
ampicilina e gentamicina
Paciente do sexo masculino, 50 anos, apresentando dor retroesternal há 4 semanas com investigação cardiológica normal. Nesse caso, qual exame solicitar e por quê?
Um residente (R3) de ginecologia atende uma mulher em idade reprodutiva. A paciente se queixa de “dor à evacuação” e demonstra muita preocupação, pois observou sangue nas fezes. A seguir realizou uma colonoscopia com resultado normal. Referia também ciclos menstruais irregulares. Após solicitar alguns exames complementares, o residente esclareceu a paciente de que se tratava de uma endometriose do tipo:
A síndrome dos ovários policisticos (SOP) pode ter origem genética ou estar relacionada à resistência à insulina, ou também a um distúrbio do ovário. Porém existem alguns fatores agravantes para o desenvolvimento da SOP, como por exemplo:
Quando a divisão gemelar ocorre a partir do 13º dia da fecundação, o resultado dessa divisão será:
Compartilhar