Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Infectologia

Neonatologia

Prematuro de 32 semanas de idade gestacional nasceu de parto transvaginal, com tempo de bolsa rota de 48 horas. Nas primeiras horas de vida, desenvolve quadro clínico e laboratorial compatível com sepse neonatal. O exame do líquor revela 2400 células com 100% de polimorfonucleares, glicose de 23 mg/dl (glicemia = 160 mg/dl) e proteína de 56 mg/dl. Qual o esquema antimicrobianao inicial mais adequado para o caso?

A
ampicilina e cefepime
B
apenas cefepime
C
vancomicina e gentamicina
D
ampicilina e gentamicina
Uma criança, do sexo masculino, pesando 3 Kg, nascida de parto normal, Apgar 9/10, exame físico normal, alimentada nas primeiras horas de vida com leite materno, sugou bem. No segundo dia de vida, foi notada equimose na nádega direita, foram observadas também diversas evacuações sanguinolentas. O teste de Apt demonstrou que o sangue não era materno e sim do recém-nascido. O tempo de protrombina e tempo parcial de tromboplastina eram acentuadamente prolongados, a contagem de plaquetas foi 250.000. Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente de seis meses de idade, apresentando tumoração redutível em cicatriz umbilical, sendo diagnosticada hérnia umbilical. Qual a melhor conduta?
Lactente de 40 dias é trazido ao ambulatório por apresentar febre há 2 dias, tosse e ter diminuído a aceitação do leite materno. Ao exame apresenta-te gemente, 37,6C, com Freqüência respiratória de 72 irpm; sem sibilos e com discreta tiragem subcostal. A conduta correta é:
Na prevenção da anemia ferropriva de um lactente a termo que recebe LM exclusivo, o ferro deverá ser introduzido aos:
Compartilhar