Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Presença de hipercelularidade mesangial e endotelial, infiltrado glomerular polimorfonuclear, depósitos imunes, granulares, subendoteliais de IgG, IgM, C3 e depósitos subepiteliais em forma de corcovas (humps) caracterizam anatomopatologicamente a:

A
Granulomatose de Wegener.
B
Glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica.
C
Glomerulopatia de lesões mínimas.
D
Nefropatia diabética.
E
Amiloidose renal.
Paciente do sexo feminino, 65 anos, dá entrada no pronto-socorro com relato de hematêmese de grande monta há cerca de 30 minutos. Os sinais vitais de entrada são: P.A 100 x 60 mmHg e FC 88 bpm. Realiza-se a passagem de cânula nasogástrica com saída de cerca de 300 ml de sangue vivo. Após ressuscitação volêmica da paciente, qual é o próximo passo na investigação diagnóstica da mesma?
Com relação às afecções inguino-escrotais na infância, assinale a alternativa INCORRETA:
O HSV tipo 2 e o vírus varicela-zoster são herpes vírus humanos. Ambos podem causar infecções congênitas, especialmente quando a gestante tem a infecção primária durante o primeiro trimestre. Os estigmas podem ser muito semelhantes, de modo que o diagnóstico pode ser ocasionalmente difícil. Dado o exposto, qual dos estigmas é fortemente associado somente à varicela congênita?
Parturiente de 38 semanas é avaliada no pronto-atendimento da G.O. pelo acadêmico de medicina do 5º ano, que anota, no prontuário da paciente, as seguintes informações: O feto encontra-se com seu maior eixo concordante com o maior eixo uterino (1) e com sua cabeça próxima da bacia materna (2). Ao toque vaginal, trata-se de uma OEA (3), estando o ápice do pólo cefálico no plano zero de DeLee (4). As frases sublinhadas permitem definir, respectivamente:
Compartilhar