Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Primigesta, 14 anos, usuária de cocaína, portadora de epilepsia desde a infância fazendo uso irregular de fenitoína, gestação de 32 semanas. Não ?zera pré-natal, mas seu ciclo menstrual sempre foi regular, inclusive o último. Chegou ao pronto-socorro queixando-se de intensa cefaleia frontal, borramento da visão e epigastralgia. Ao exame: PA = 140/110 mmHg, altura uterina = 25 cm; frequência cardíaca fetal = 120 bpm , toque vaginal:colo longo, grosso, posterior impérvio, plano zero de De Lee. Cardiotocogra?a: padrão não-tranquilizador com algumas desacelerações variáveis; ultrassonogra?a com dopplervelocimetria: diástole-reversa. Fita reagente urinária: proteínas 4+. Uma hora após o atendimento inicial, começa a apresentar convulsões tônico-clônicas. Com relação a este caso, assinale a alternativa correta:

A
Trata-se de uma convulsão epiléptica, devendo a paciente ser inicialmente hidantalizada.
B
Hidantalizar a paciente e proceder a resolução imediata da gestação por via vaginal.
C
Proceder a administração imediata de benzodiazepínico para controle da convulsão e induzir o trabalho de parto com ocitocina.
D
Proceder a administração de sulfato de magnésio endovenoso, corticoterapia e induzir o parto via vaginal.
E
Trata-se de um feto com restrição de crescimento intrauterino com sofrimento fetal e necessidade de resolução imediata da gestação.
Considerando que o tratamento da hiponatremia aguda é consideravelmente diferente do tratamento da hiponatremia crônica, responda: a partir de quanto tempo a hiponatremia é considerada crônica?
A febre amarela e a dengue são doenças cujas estruturas epidemiológicas apresentam semelhanças. A respeito desses agravos, julgue o próximo item. A febre amarela silvestre é clinicamente mais grave que a febre amarela urbana.
Embora a maioria dos pacientes com aumento da temperatura corporal apresente febre, existem circunstâncias nas quais essa elevação de temperatura representa hipertermia, caracterizada por elevação não controlada da temperatura corporal que excede a capacidade orgânica de perder calor. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): ( ) Hipertermia induzida por drogas pode estar associada à utilização de anfetaminas, antidepressivos tricíclicos e cocaína. ( ) Na hipertermia maligna ocorre rápido aumento no cálcio intracelular em resposta ao halotano, outros anestésicos inalatórios ou à succinilcolina. ( ) A síndrome neuroléptica maligna está associada ao uso de neurolépticos, como o haloperidol, e caracteriza-se por tônus muscular diminuído. ( ) Diarreia, tremor e mioclonia estão associados à hipertermia relacionada à síndrome serotoninérgica. Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Assinale a alternativa que apresenta um fator de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal na retocolite ulcerativa inespecífica.
Compartilhar