Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta, 15 anos, gestação de 29 semanas avaliada por ecografia realizada com 8 semanas de gravidez, chega ao pronto socorro obstétrico queixando-se de intensa cefaleia frontal não responsiva ao paracetamol, borramento da visão e epigastralgia intensa. Ao exame físico, demonstra pressão arterial (PA) = 160/120 mmHg, batimentos cardíacos fetais (BCF) = 110 bpm. Ao exame da fita urinária reagente, apresenta presença de proteínas 4 + . A paciente evolui com quadro de convulsão tônico-clônica, rebaixamento do nível de consciência e salivação abundante. Sobre as medidas prioritárias a serem adotadas neste caso, considere as afirmativas a seguir. I. Controle da crise hipertensiva com metildopa. II. Administração imediata de diazepam endovenoso. III. Administração imediata de sulfato de magnésio endovenoso. IV. Controle da crise hipertensiva com hidralazina endovenosa. Assinale a alternativa correta.

Acne, hirsutismo, obesidade, são achados comuns em:
A decisão sobre a realização de um exame diagnóstico está diretamente ligada às hipóteses diagnósticas para um determinado paciente: sintomas, sinais e fatores de risco específicos aumentam ou diminuem a probabilidade de identificar uma doença ou agravo. Dessa maneira, pode-se afirmar que:
Qual é a área com maior degeneração na ataxia de Friedreich?
Em um paciente de 54 anos, realizou-se uma tomografia computadorizada do tórax e encontrou-se incidentalmente um nódulo pulmonar solitário, com dois centímetros de diâmetro, circunscrito ao lobo superior do pulmão direito. Qual das condutas abaixo não deve ser tomada?
Compartilhar