Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Primigesta, 16 anos, solteira, mais de um parceiro sexual, apresenta lesões verrucosas genitais em fúrcula, lábios e perianal, de aspecto hiperqueratótico e papilomatoso, de 1 a 2 cm de diâmetro. Encontra-se na 40ª semana de gestação e em pródromos de trabalho de parto, fase latente. Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse caso.

A
São lesões típicas de HPV, a mais frequente DST de etiologia viral
B
Imunomoduladores como o interferon e o imiquimode não podem ser usados para o tratamento dessas lesões na gestante
C
Ácido tricloroacético é uma boa opção de tratamento na gestante
D
Papilomatose respiratória no recém-nascido poderá ocorrer e se relaciona com exposição a canal infectado pelos sorotipos 18 e 36
E
Pode-se realizar o parto transpélvico, pois não há evidência científica de que a cesariana seja opção melhor na prevenção da transmissão vertical
A passagem de sonda nasogástrica é contraindicada em politraumatizados em qual situação:
O desenvolvimento infantil é um processo que abrange vários aspectos. Assinale a alternativa abaixo onde o marco do desenvolvimento encontrado corresponde ao esperado para a idade:
Recém-nascido, sexo feminino, é levada ao setor de emergência com 16 horas de vida. A paciente nasceu no lar, e o pai informa que o bebê "evacuou sangue". A mãe tem epilepsia e faz uso de fenobarbital. Exame físico: peso: 3.250 g, comprimento: 49 cm, FC: 142 bpm, FR: 55 irpm, pulsos periféricos facilmente palpáveis, múltiplas equimoses nos membros e exsudação sanguinolenta no coto umbilical. Exames laboratoriais: plaquetas: 280.000/mm³ TAP e PTT prolongados, BT: 3 mg/dl, função hepática normal. A medida terapêutica mais importante é a administração de:
Paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, com história de dor epigástrica há 12 horas, que evoluiu para dor em hipogástrio e fossa ilíaca direita, associada à anorexia, episódios isolados de náuseas e vômitos. Ao exame físico do abdome, nota-se dor à percussão, compressão e descompressão brusca no quadrante inferior direito do abdome. Em relação ao caso descrito, assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar