Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Pediatria Geral

Obstetrícia

Primigesta, 17 anos de idade, na 17ª semana de gestação, trouxe, na consulta de pré-natal, cartão de vacinação mostrando esquema completo para tétano aos 10 anos de idade. Em relação à recomendação do esquema vacinal da dupla adulto (difteria e tétano) durante a gravidez, a conduta correta para esta gestante é:

A
não vacinar, pois a vacina dupla adulto não faz parte dos cuidados da assistência pré-natal;
B
não vacinar, pois o esquema completo foi realizado há menos de 10 anos e não há necessidade de dose de reforço;
C
vacinar, pois o esquema completo foi realizado há mais de cinco anos e há necessidade de dose de reforço;
D
não vacinar, pois somente as gestantes com esquema vacinal prévio incompleto necessitam de reforço.
Em relação às hérnias da parede abdominal anterior, assinale a alternativa incorreta.
No Programa de Saúde da Família, o médico no acompanhamento de uma criança deve considerar o seguinte aspecto:
Considere as informações colhidas durante a anamnese e os sinais clínicos observados ao exame físico especial: Identificação do Paciente: 1-homem, 58 anos de idade, fumante, alcoólatra, diabético; 2-mulher, 64 anos de idade, fumante passivo, hipertensa; 3-mulher, 44 anos de idade, não fumante e abstêmia; 4- homem, 40 anos de idade, não fumante, abstêmio, portador de leucoplasia de mucosa. Queixa-se de lesão na boca: I - Há 1 ano, assintomática; II - Há 6 meses, que passou a ser dolorosa há 30 dias; III - Dolorosa há 3 dias. É portador de: A - Lesão ulcero-vegetante de bordas elevadas; B - Lesão ulcerada com fundo com vegetações finas e pontilhado hemorrágico; C - Lesão ulcerada com granulações grosseiras; D - Fissuras transversais. Associe os números e as letras e indique o portador do câncer de boca:
Mulher, 25 anos de idade, com diagnóstico de anemia hemolítica recebeu prednisona 60 mg/dia. Após quatro meses de uso, ela suspendeu a medicação e, cinco dias após, passou a apresentar quadro de fraqueza, náuseas, vômitos, dor abdominal, agitação e confusão mental. No atendimento de urgência, apresentava obesidade central, face em lua, acne, estrias, taquicardia e hipotensão ortostática. Além de pesquisar foco infeccioso e de dosar glicemia, a conduta é:
Compartilhar