Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Pediatria Geral

Obstetrícia

Primigesta, 17 anos de idade, na 17ª semana de gestação, trouxe, na consulta de pré-natal, cartão de vacinação mostrando esquema completo para tétano aos 10 anos de idade. Em relação à recomendação do esquema vacinal da dupla adulto (difteria e tétano) durante a gravidez, a conduta correta para esta gestante é:

A
não vacinar, pois a vacina dupla adulto não faz parte dos cuidados da assistência pré-natal;
B
não vacinar, pois o esquema completo foi realizado há menos de 10 anos e não há necessidade de dose de reforço;
C
vacinar, pois o esquema completo foi realizado há mais de cinco anos e há necessidade de dose de reforço;
D
não vacinar, pois somente as gestantes com esquema vacinal prévio incompleto necessitam de reforço.
A presença de sinais de alarme em pacientes com dengue indica a possibilidade de agravamento do quadro clínico para febre hemorrágica ou síndrome do choque da dengue. Estão entre os sinais de alarme, EXCETO:
Homem, 27 anos, vem à consulta médica, referindo alucinações auditivas há um ano e dificuldade em realizar suas atividades diárias. Mostra-se agitado, confuso e tem o afeto embotado. Feito o diagnóstico pelo seu médico, qual o fármaco escolhido para dar início ao tratamento?
Podem ser causas secundárias de hiperglicemia devido à insensibilidade tecidual à insulina - todas as abaixo, EXCETO:
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) hipercalcemia (2) hiperfosfatemia (3) hipopotassemia (4) hipofosfatemia (5) hipocalcemia ( ) mieloma múltiplo ( ) insuficiência renal crônica ( ) hiperaldosteronismo primário ( ) desnutrição ( ) hipoparatireoidismo. A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Compartilhar