Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta, 26 anos, 19 semanas de gestação, procurou o pronto-socorro obstétrico com cefaleia frontal intensa, escotomas cintilantes e edema generalizado. Refere pré-natal até o momento sem intercorrências com exames rotineiros todos normais. Nega história pregressa e familiar de hipertensão arterial e nefropatia. Ao exame: PA= 160/120 mmHg, altura uterina de 15 cm, frequência cardíaca fetal de 140 bpm, edema palpebral e em mãos. Exames complementares: ácido úrico = 6,5 g/dl, ?ta reagente urinária = proteínas 3+ . Em relação ao caso acima, assinale a alternativa correta.

A
Trata-se de hipertensão gestacional, devendo a crise hipertensiva ser medicada e a paciente liberada.
B
Trata-se de hipertensão arterial crônica, pois se iniciou antes da 20ª semana de gestação.
C
O tratamento recomendável consiste na interrupção da gestação, pois não há viabilidade fetal e o prognóstico materno-fetal é péssimo.
D
Deve-se introduzir medicação anti-hipertensiva, realizar corticoterapia para aceleração da maturação pulmonar e continuar a gestação.
E
Trata-se de um quadro de pré-eclâmpsia grave de inicio precoce, mas com bom prognóstico se adotada a conduta expectante.
Na propedêutica pelo perfil biofísico fetal são marcadores agudos, EXCETO:
Com relação às dermatofitoses, assinale a alternativa INCORRETA.
A hiperbilirrubinemia indireta é um dos problemas mais frequentes do período neonatal. É CORRETO afirmar:
Paciente de 30 anos foi submetida há 4 dias à operação cesariana por parada de progressão e desproporção cefalopélvica em gestação a termo. Na história clínica a amniotomia ocorreu 2 horas antes do nascimento. Há 48 horas vem apresentando queda do estado geral, cansaço e febre de 39º C. Ao exame físico, além da febre, identifica-se útero amolecido com seu fundo 2 cm abaixo da cicatriz umbilical, doloroso à palpação e com lóquios amarelados, espessos e fétidos. As mamas e a ferida operatória estão com aspecto normal. Neste quadro a infecção puerperal é compatível com:
Compartilhar