Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta, com 16 semanas de idade gestacional, apresenta dor de alta intensidade na região hipogástrica com sangramento genital em grande quantidade. Volume uterino, ao exame ginecológico, diminuído para a idade gestacional, colo uterino dilatado, ultrassonografia aponta a presença de embrião na cavidade uterina, batimentos cardiofetais ausentes. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Ameaça de abortamento.
B
Abortamento inevitável.
C
Abortamento retido.
D
Descolamento placentário.
Paciente de 42 anos, sexo masculino, procedente da área rural de Niquelândia, há 30 dias apresentava, no tornozelo direito, uma lesão ulcerada, medindo 5 cm de diâmetro. A intradermorreação de Montenegro era negativa. Nesse caso:
Mulher, 35 anos, escriturária, apresenta tumoração de 1,6cm na face dorsal da mão direita há 2 anos, que aumenta de volume com os esforços e, por vezes, involui com o repouso. O diagnóstico mais frequente para esta situação é:
Em relação ao carcinoma epidermoide de esôfago, são apresentadas as afirmativas abaixo. I. Neoplasias prévias de trato respiratório e digestivo são fatores de risco para este tipo de câncer. II. A presença de doenças esofágicas pré-existentes, como acalasia e estenose cáustica, aumenta o risco desta neoplasia. III. Os pacientes com diagnóstico de esôfago de Barrett devem ser acompanhados sistematicamente pelo risco aumentado para esta neoplasia. Qual é a alternativa correta?
Uma paciente de 19 anos de idade passou a apresentar dores constantes de moderada intensidade com localização precisa ilíaca direita e febre nas últimas 18 horas.
Compartilhar