Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta, com 16 semanas de idade gestacional, apresenta dor de alta intensidade na região hipogástrica com sangramento genital em grande quantidade. Volume uterino, ao exame ginecológico, diminuído para a idade gestacional, colo uterino dilatado, ultrassonografia aponta a presença de embrião na cavidade uterina, batimentos cardiofetais ausentes. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Ameaça de abortamento.
B
Abortamento inevitável.
C
Abortamento retido.
D
Descolamento placentário.
Em relação ao câncer de mama:
MCR, freira de 72 anos, branca, asmática com história de uso crônico e intermitente de corticoides, hipertensa em uso de enalapril e hidroclortiazida, com Índice de Massa Corporal (IMC) de 19 Kg/m², sedentária, nuligesta, menopausa aos 46 anos e que nunca fez terapia de Reposição Hormonal. Além de um programa de exercícios físicos, suporte nutricional e suplementação de cálcio e vitamina D e levando-se em conta a melhor relação custo-benefício, o que mais poderia ser prescrito para a freira MCR?
Criança de 5 anos apresenta febre de 40ºC, com duração de 1 a 2 semanas, remitente e refratária a antibióticos, tendo ainda manifestações típicas como: congestão conjuntival bulbar bilateral em geral sem exsudato; eritema da mucosa oral e faríngea com língua de "framboesa"; lábios secos e rachados; eritema e tumefação das mãos e pés; exantema maculopapuloso e linfadenopatia cervical não supurativa, em geral unilateral. Com uma ou três semanas apresentam descamações dos dedos das mãos e pés. Qual a patologia mais provável?
Assinale a alternativa correta relacionada à índice de Apgar:
Compartilhar