Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta com 32 semanas de idade gestacional foi internada com pressão arterial de 160/110 mmHg (após 30 minutos de repouso) e sintomas de cefaleia e escotomas. Trouxe exame de proteinúria de 3 g em 24 horas. À cardiotocografia, o feto mostrou-se reativo. Foi realizada amniocentese, a qual revelou teste de Clements positivo. Qual a conduta mais adequada?

A
Administrar sulfato de magnésio, hidralazina ou nifedipina e interromper a gestação.
B
Administrar benzodiazepínico intravenoso e realizar cesariana imediatamente.
C
Administrar nitroprussiato de sódio e realizar cesariana a seguir.
D
Administrar hidantoína e corticosteroides e realizar cesariana.
E
Administrar corticosteroide, repetir a amniocentese e, se o feto apresentar maturidade, interromper a gestação.
Qual das cardiopatias congênitas abaixo relacionadas cursam com hiperfluxo pulmonar e sintomatologia de insuficiência cardíaca congestiva como principal manifestação clínica da doença?
Uma jovem de 24 anos apresentou, há três semanas, quadro gripal de resolução espontânea. Há sete dias apresenta quadro de parestesias em mãos e pés, de caráter ascendente, associadas à diminuição de força nos quatro membros. Ao exame neurológico, observam-se tetraparesia flácida arreflexa e diparesia facial. O exame complementar que se relaciona com o quadro clínico da paciente é:
Paciente com 56 anos de idade, previamente dislipidêmico, sem uso de medicação específica e história de trombose venosa de membros inferiores há 2 meses, em uso de varfarina. Apresenta mal-estar epigástrico vago, sensação de plenitude pós-prandial e dor em queimação epigástrica que iniciou há 3 meses. Refere acordar por causa da dor. Ao procurar a unidade básica de saúde, recebeu o diagnóstico clínico de gastrite e foi medicado com cimetidina. Como a dor não passava, resolveu, por conta própria, acrescer o uso de omeprazol. Quatro dias após o início do omeprazol, deu entrada na emergência por hematêmese e melena. Nesse momento, ao exame físico, apresentava palidez extremamente intensa e se encontrava em choque hipovolêmico. Evoluiu com parada cardíaca e não foi possível reverter a situação, indo a óbito no mesmo dia. Com base nesse caso, assinale a alternativa INCORRETA:
Quanto ao diabetes gestacional, podemos afirmar:
Compartilhar