Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta com 35 semanas, aumento de peso, edema de mãos, face e membros inferiores; PA 180/120mmHg, associada a cefaleia, escotomas e epigastralgia. Qual é a associação de fármacos considerada a mais adequada?

A
fenitoína e verapamil
B
sulfato de magnésio e nitroprussiato de sódio
C
diazepan e nifedipina
D
sulfato de magnésio e hidralazina
E
diazepan e fenitoína
Menina de três anos com artrite crônica em joelho direito, recebeu o diagnóstico de artrite idiopática juvenil (ou artrite reumatoide juvenil) na forma oligoarticular. O hemograma era normal, proteína-C reativa de 0,3 g/dl (normal até 0,6 g/dl), fator reumatoide negativo e anticorpo antinuclear positivo (título > 320, com padrão homogêneo). Baseado nos dados clínicos e laboratoriais desta paciente, a principal manifestação extra-articular esperada é o acometimento:
Segundo as recomendações do Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, a vacina Tríplice Viral deve ser aplicada, pela primeira vez, aos 12 meses de idade. O tipo de vacina utilizado e o critério para escolha desta idade são, respectivamente:
Mulher de 43 anos apresenta abaulamento em região inguinal logo abaixo do ligamento inguinal. Refere que este abaulamento fica doloroso quando realiza esforços físicos e que consegue com dificuldade reduzir o volume através de compressão. Classifique este tipo de hérnia:
Mulher vacina os filhos para caxumba, sarampo e rubéola. Após 5 dias, descobre estar grávida. A conduta correta é:
Compartilhar