Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Primigesta, com 35 semanas de gestação, chega ao pronto-socorro, em choque hipovolêmico, com quadro de coagulopatia e ausência de batimentos cardíacos fetais. Ao exame especular verifica-se discreto sangramento escuro. A hipótese diagnóstica clínica é:

A
rotura de vasa prévia.
B
descolamento prematuro de placenta.
C
placenta prévia.
D
rotura uterina espontânea.
E
síndrome do anticorpo antifosfolípide.
Principais indicações para que o tratamento cirúrgico das hérnias inguinocrurais seja realizado por videocirurgia:
Considerando-se a frequência de neonatos que precisam de algum procedimento de reanimação e a rapidez com que tais manobras devam ser iniciadas , é correto afirmar que: I- A reversão da hipóxia, acidose e bradicardia depende basicamente da insuflação adequada dos pulmões com ar ou oxigênio. II- O balão autoinflável utilizado na reanimação neonatal não deve exceder 1000ml e estar conectado à fonte de oxigênio regulada a 10l/min. III- As indicações de Ventilação por pressão positiva (VPP) com balão e máscara incluem: apneia ou gasping, hérnia diafragmática, cianose persistente ou FC menor que 100bpm. IV- A inserção da sonda orogástrica deve ser realizada após VPP prolongada e serve para diminuir a distensão gástrica e evitar broncoaspiração. V- Na VPP, quando não se observa movimento torácico adequado, sempre devemos trocar o balão por de maior capacidade, assim como o tamanho da máscara. As afirmativas corretas são:
Assinale a alternativa correta. Qual a cardiopatia congênita estatisticamente mais comum independente da faixa etária de vida?
Um homem, 35 anos de idade, queixa-se de incômodo na região inguinal direita, que se acentua aos esforços físicos. Não tem antecedentes mórbidos significativos. Ao exame clínico, você constata a presença de um abaulamento em região inguinal direita, que se acentua à manobra de Valsalva. Seu diagnóstico clínico é de uma pequena hérnia inguinal. A partir deste momento, você:
Compartilhar