Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Primigesta de 16 anos, com 31 semanas, apresenta-se no pronto-socorro com quadro de cefaleia, epigastralgia, escotomas e diplopia. Refere ter comparecido a uma consulta pré-natal. Ao exame, encontra-se com PA igual a 160/100 mmHg, altura uterina de 29 cm, BCF presente, dinâmica uterina ausente. A conduta deve ser:

A
internação, coleta de hemograma, TGO, TGP, bilirrubinas, creatinina e interrupção da gestação por cesária.
B
internação, coleta de hemograma, TGO, TGP, bilirrubinas, creatinina e sulfato de magnésio.
C
corticoterapia por 24 h, monitoração rigorosa da PA e indução do parto.
D
introduzir anti-hipertensivo, corticoide por 24 h e acompanhamento ambulatorial.
E
medicar com hidralazina, mantê-la em observação até o nível pressórico normalizar e introduzir anti-hipertensivos.
Você é médico da equipe 12 na UBS Vila Matilde. Uma família que mudou recentemente para a sua área adscrita vem à Unidade para uma primeira avaliação. O casal Denis e Lucimar e sua filha Maraisa de 17 anos, todos assintomáticos e com desejo de uma "avaliação de rotina". Denis, 48 anos, questiona sobre a necessidade de realizar o exame de toque retal para prevenir câncer de próstata. Nega queixas urinárias ou história familiar de câncer. Nesse caso, qual deve ser a sua orientação?
É de suma importância para o médico entender os efeitos que uma medicação pode ter sobre outra. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre os efeitos que a nicotina tem sobre as medicações.
Homem trazido à emergência após acidente de trânsito queixava-se de dor cervical. A sensibilidade estava presente, mas nenhuma função motora mostrava-se preservada abaixo do nível neurológico de C6 (Frankel B). Além de garantir adequada ventilação e via aérea permeável, outras condutas devem ser adotadas. Considere as propostas abaixo. I – Investigação inicial da coluna cervical com radiografia simples e imobilização. II - Manutenção da pressão arterial média acima de 85 mmHg com expansores de volume ou fármacos vasoativos. III - Infusão de altas doses de metilprednisolona. Quais delas estão de acordo com o protocolo de manejo do trauma raquimedular cervical?
Paciente com Hipertensão Arterial Sistêmica acelerada apresenta ao exame de fundo de olho:
Compartilhar