Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Primigesta de 16 anos, com 31 semanas, apresenta-se no pronto-socorro com quadro de cefaleia, epigastralgia, escotomas e diplopia. Refere ter comparecido a uma consulta pré-natal. Ao exame, encontra-se com PA igual a 160/100 mmHg, altura uterina de 29 cm, BCF presente, dinâmica uterina ausente. A conduta deve ser:

A
internação, coleta de hemograma, TGO, TGP, bilirrubinas, creatinina e interrupção da gestação por cesária.
B
internação, coleta de hemograma, TGO, TGP, bilirrubinas, creatinina e sulfato de magnésio.
C
corticoterapia por 24 h, monitoração rigorosa da PA e indução do parto.
D
introduzir anti-hipertensivo, corticoide por 24 h e acompanhamento ambulatorial.
E
medicar com hidralazina, mantê-la em observação até o nível pressórico normalizar e introduzir anti-hipertensivos.
Na embolia arterial, quais são os achados arteriográficos esperados?
Sobre o câncer de próstata podemos afirmar:
Mulher, 30a, com cólica renal esquerda há dois dias, dá entrada no Pronto Atendimento com febre de 39 °C e intensa dor lombar esquerda, com sinal de Giordano positivo. Trazia tomografia computadorizada de abdome sem contraste realizada no dia anterior, que mostrava um cálculo ureteral distal esquerdo de 6 mm de diâmetro associado a hidronefrose moderada, com densidade de 750 UH e distância pelecálculo de 7 cm. Realizou exame de urina que demonstrou leucocitúria acentuada e nitrito positivo. Após tratamento da dor e da febre, coleta de urocultura e hemocultura e início de antibioticoterapia, a conduta é:
Homem, 67a, queixa-se de hematúria macroscópica sem outros sinais ou sintomas associados. Submeteu-se a investigação com ultrassonografia abdominal que evidenciou duas tumorações vesicais, medindo cada uma 2,5 cm, no fundo e na parede lateral esquerda, respectivamente. O paciente submeteu-se a Ressecção Endoscópica Transuretral (RTU) das lesões, a qual foi completa. Anatomopatológico demonstrou carcinoma urotelial papilífero de alto grau histológico com comprometimento do tecido conjuntivo subepitelial (pT1). Foram encontrados focos de carcinoma urotelial in situ concomitantes. Qual a conduta?
Compartilhar