Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Infectologia

Obstetrícia

Primigesta de 22 anos de idade, com 8 semanas e 4 dias de idade gestacional, procura serviço de obstetrícia para iniciar seu pré-natal. Ao exame clínico, paciente apresenta exame físico e obstétrico normal. Exames complementares normais, porém apresentando sorologia positiva para HIV, confirmado por 2 testes e apresentado carga viral de 5.000 cópias/ml, que se manteve até o término da gestação. Qual a melhor conduta?

A
Observação clínica.
B
Iniciar imediatamente terapia antirretroviral.
C
Aguardar a gestação completar 14 semanas para iniciar a terapia antirretroviral.
D
Entrar com terapia antirretroviral apenas quando a paciente entrar em trabalho de parto.
A marcha de Trendelenburg representa a fraqueza de qual músculo?
As crianças com quadro de paralisia cerebral apresentam, com frequência, constipação intestinal. Sendo formalmente contra-indicado o tratamento com :
O atendimento a queimados, apesar dos recentes progressos, ainda apresenta altas taxas de mortalidade e morbidade. Na fisiopatologia das queimaduras os dois eventos principais são o aumento da permeabilidade e o edema. Esse aumento da permeabilidade capilar permite a passagem do filtrado plasmático ao interstício, promovendo edema e hipovolemia. Sobre isso considere a reposição volêmica de um homem de 34 anos, 80kg, vítima de queimadura há 3 horas. Ele apresenta: queimadura de 1º grau em face anterior de membro superior direito e face anterior de membro inferior direito, de 2º grau e 3º grau em tronco anterior e membro superior esquerdo e face anterior de membro inferior esquerdo incluindo períneo. Estime a reposição volêmica, segundo a fórmula de Parkland.
Homem, 23 anos, sofre queimadura elétrica em objeto próximo a cabo de alta tensão, ficando temporariamente desacordado. Na Emergência, está lúcido e coerente, com lesão deprimida, acinzentada, circundada por área de hiperemia na mão D. A urina está escura. Em relação a este caso, são apresentadas as afirmativas abaixo: I. Deve-se revisar 24 horas após o desbridamento inicial, pois a área de necrose costuma ser posteriormente mais extensa. II. As maiores lesões musculares ocorrem junto a estruturas ósseas, onde há maior calor de resistência. III. É necessária imediata reposição líquida, mesmo sem confirmação laboratorial de mioglobinúria. Qual é a alternativa correta?
Compartilhar