Primigesta de 22 anos de idade, com 8 semanas e 4 dias de idade gestacional, procura serviço de obstetrícia para iniciar seu pré-natal. Ao exame clínico, paciente apresenta exame físico e obstétrico normal. Exames complementares normais, porém apresentando sorologia positiva para HIV, confirmado por 2 testes e apresentado carga viral de 5.000 cópias/ml, que se manteve até o término da gestação. Qual a melhor conduta?
A
Observação clínica.
B
Iniciar imediatamente terapia antirretroviral.
C
Aguardar a gestação completar 14 semanas para iniciar a terapia antirretroviral.
D
Entrar com terapia antirretroviral apenas quando a paciente entrar em trabalho de parto.
Outras questões
Em relação às doenças inflamatórias intestinais, é CORRETO afirmar:
Uma paciente de 22 anos, sem uso de método contraceptivo, é vítima de estupro com ejaculação intravaginal 10 dias após ter menstruado. Dentro do protocolo de violência sexual contra a mulher, a droga com menos efeitos colaterais gastrintestinais e mais utilizada para anticoncepção de emergência dentro das primeiras 72 horas após o acidente é:
Entre todas as patologias que se manifestam ou se agravam no decorrer da gravidez, a hipertensão é a mais frequente e que se acompanha de maior morbimortalidade materna e perinatal. As alterações estruturais nos rins e fígado maternos podem ser comumente representadas respectivamente por:
Uma primigesta de 23 anos em trabalho de parto no pré-parto de uma maternidade apresenta, ao exame de toque vaginal, colo uterino 100% apagado, dilatado de 6 cm, feto em apresentação cefálica e membranas amnióticas íntegras. No exame de cardiotocografia intra-parto o padrão é reativo e os batimentos cardiofetais estão a uma frequência de 144 batimentos por minuto. A atividade uterina em 10 minutos é de 6 contrações, com intensidade de 50 mmHg, duração de 60 segundos e com tônus uterino normal. Dentre as medidas maternas iniciais, a mais indicada a ser adotada pelo obstetra é: