Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Infectologia

Obstetrícia

Primigesta de 22 anos de idade, com 8 semanas e 4 dias de idade gestacional, procura serviço de obstetrícia para iniciar seu pré-natal. Ao exame clínico, paciente apresenta exame físico e obstétrico normal. Exames complementares normais, porém apresentando sorologia positiva para HIV, confirmado por 2 testes e apresentado carga viral de 5.000 cópias/ml, que se manteve até o término da gestação. Qual a melhor conduta?

A
Observação clínica.
B
Iniciar imediatamente terapia antirretroviral.
C
Aguardar a gestação completar 14 semanas para iniciar a terapia antirretroviral.
D
Entrar com terapia antirretroviral apenas quando a paciente entrar em trabalho de parto.
Um lactente de 16 meses estava com febre há duas horas. A mãe referiu que subitamente a criança apresentou uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada com duração de três minutos. Ao chegar ao hospital, após dez minutos do fim da crise, o exame físico do paciente era normal, exceto pela febre (38°C). É correto afirmar que:
Entre as causas de insuficiência cardíaca no período neonatal, não é provável
Um paciente de 60 anos é portador de doença ulcerosa péptica gástrica de longa data. Já realizou mais de 15 endoscopias nos últimos 30 anos. Apresentou um episódio de hemorragia digestiva alta por úlcera gástrica há 02 anos. Há 20 dias realizou uma nova endoscopia que evidenciou uma nova úlcera pré-pilórica. A biópsia foi negativa para neoplasia e para a coloração de giemsa. Sua dosagem sérica de gastrina está normal. Sua esposa deseja que o paciente realize uma cirurgia com menor mortalidade. A melhor escolha do seu médico é:
Qual a principal causa de delirium pós-operatório em pacientes idosos?
Compartilhar